Terça-feira, 29 de Setembro de 2009

Nova viagem: autarquias

A ver pelo mundo dos blogues, ainda estamos a ressacar dos resultados de domingo, e nem parece que começou a guerra pelas autarquias. A maioria dos blogues que visitei continua a esburacar os números das eleições gerais, e à procura de interpretações, caminhos, ideias.

Mas a verdade é que ontem começou a campanha pelas Câmaras Municipais, Assembleias e Juntas de Freguesia, e em Lisboa Santana Lopes e António Costa apresentaram as suas linhas de força. Dos blogues que lhes deram atenção, registo o Câmara de Comuns, com Carlos Manuel Castro a criticar o candidato do PSD e a elogiar o do PS:  “Santana Lopes começa a campanha com argumentos sem sentido, para tentar tapar a fragilidade da sua candidatura e a vergonha que deve sentir pelo resultado eleitoral do seu partido. (...) António Costa, pelo contrário, esteve nas legislativas com empenho e total identificação com o partido, do mesmo modo que agora José Sócrates manifesta total apoio à candidatura socialista a Lisboa”.

Isto é verdade, mas não é menos verdade que Costa vai a julgamento, enquanto Santana pode prometer o que quiser. Nem por acaso, João Gonçalves no Portugal dos Pequeninos chama ao candidato do PS “o péssimo alcaide de Lisboa, o mesmo que esventrou o Terreiro do Paço e tornou o trânsito da cidade num caos”, para depois escrever que ele “é o "novo" Costa que "promete" para a Semana Santa a conclusão da "obra". Ele "quer" (...) a "obra" terminada nessa altura. Dr. Costa: em casa de enforcado não se fala em cordas”.

Fica aqui a pálida imagem do debate que começa um pouco por todo o país, relevante mesmo é dizer que um blog, o Passeio Livre, de que já aqui falei, e que luta com todos os meios para acabar com o estacionamento selvagem nos passeios de Lisboa, decidiu entrar também na campanha: “com o intuito de chamar a atenção dos nossos autarcas para o problema dos carros estacionados em cima do passeio, (...) decidiu organizar um debate com as 4 principais forças políticas concorrentes à Câmara Municipal de Lisboa, cidade onde este problema se faz sentir com toda a evidência”. É já amanhã, 4ª feira, às 18 horas, no Cinema S. Jorge, em Lisboa.

Ainda olhando a campanha na capital, de notar os dois blogues que rodeiam Santana e Costa – ontem, no Lisboa com sentido do PSD, fazem-se extrapolações dos resultados de domingo: “Os votos obtidos pelas forças politicas que integram a Coligação Lisboa Com Sentido somaram mais 20.000 votos do que os resultados obtidos pelo Partido Socialista”.

Logo lhe respondeu o blog Unir Lisboa, que apoia António Costa: “A lógica das autárquicas, como sublinhou Rui Rio, nada tem que ver, com a lógica legislativa; Daí que tentar fazer qualquer comparação é desconhecer completamente o que tem sido a (não) correlação de resultados eleitorais autárquicos e legislativos em Lisboa”.

E vai ser assim nos próximos 15 dias, em Lisboa e por esse país fora. Com um pequeno intervalo hoje mesmo: Cavaco fala ao país para explicar as escutas. Ou talvez o humor de Henrique Raposo no blog Clube das Republicas Mortas faça mais sentido: “Tenham calma. Não se passa nada. (...) Cavaco vai dizer que votou PS, e que está tudo bem”.

publicado por PRD às 02:57
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds