Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009

Blog da Semana: Fado Positivo

Os ouvintes mais fieis, e com melhor memória, talvez se lembrem do destaque que aqui fiz ao blog “A Pente fino”, um espaço criado por um série de amigos, a maioria a viver fora daqui, na Holanda, ligados á economia a e à gestão, e cujo trabalho no blog era ler os jornais e descobrir os erros factuais que eram mais do que muitos: estatísticos, matemáticos, de lógica, de relação, eles eram os cata-erros da imprensa, e muitos jornais se irritavam com aqueles posts atentos.

Pois bem: contrariando a lógica, ou talvez não, um dos dinamizadores do blog, Miguel carvalho, justamente a residir na Holanda, decidiu xsair do Pente Fino e criar o blog “Fado Positivo”. É o meu destaque da semana por ser, no mínimo, inusitado nesta fase do campeonato.

Declaração de Miguel Carvalho a abertura de Fado Positivo: Farto do bota-abaixismo.

Farto dos maus agoiros, o derrotismo e os fatalismos. Farto do discurso do coitadinho. Farto do discurso político vigente da desgraça iminente, apenas interrompido durante os anitos em que se está no poder. Farto da táctica política do "quanto pior, melhor" Farto duma imprensa que vasculha entre relatórios gigantescos até encontrar uma nota de rodapé com uma má notícia, e que apresenta os dados no modo mais sensacionalista possível. Farto duma opinião pública que considera que qualquer má notícia é 100% objectiva e qualquer boa notícia é uma manipulação do governo.  Farto do "dantes é que era", o "isto está cada vez pior" e o "só neste país". Farto dos velhos do Restelo. Este blogue é optimista. Ponto final”

E a ideia é só essa: ver o copo meio-cheio e trazer todos os dias boas noticias: o próprio Miguel reconhece que ao  “Escolher a melhor notícia de cada relatório”, vai dar “uma visão deturpada da realidade (admito-o frontalmente, algo que ninguém faz), mas se o pior dos piores é aceite como informação válida, porque não poderá ser o melhor dos melhores?”

E lá estão as noticias:

Portugal com terceira maior dinâmica de constituição de novas empresas

Portugal melhora em todos os aspectos mais fracos do ambiente para negócios

Défice da balança comercial diminui em 1700 milhões de euros, exportações crescem 17,5%

Comércio a retalho cresce acima da média europeia

Eurostat destaca crescimento português em investigação como o terceiro maior em toda a UE

No fundo, Miguel Carvalho contraria a lógica normal da imprensa, destacar o que está mal, e prova que em cada relatório, estudo ou sondagem, também se podem encontrar bos noticias.

Claro que já houve quem se interrogasse sobre a razão pela qual agora ele se apaixonou pelo lado bom da vida, dando a entender obscuras intenções policias, mas o autor não se encolhe na explicação: “Em Portugal ver o copo meio vazio é considerado imparcial e objectivo. Ver o copo meio cheio é manipulação da verdade. Pensem se isso fará sentido”

Realmente, faz pouco. E o blog fado positivo, que podem encontrar em fadopositivo.blogs.sapo.pt, só por ter esse outro olhar, essa originalidade, merece ser o meu destaque desta semana. E já só faltam 16 dias para as eleições...

publicado por PRD às 00:53
link do post | comentar
1 comentário:
De Miguel Carvalho a 17 de Setembro de 2009 às 20:04
Caro Pedro,
obrigado pelo destaque!
Um abraço


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds