Segunda-feira, 7 de Setembro de 2009

Regresso...

Terei de começar por confessar que não cumpri o prometido. Ou seja, li blogues durante o mês de Agosto. Tinha feito aqui a promessa solene de umas férias longe da blogoesfera, mas o mês foi quente e não resisti a uma ou outra espreitadela.

Aos poucos, foram nascendo blogues de apoio aos diversos candidatos às duas próximas eleições, o ambiente aqueceu com as polémicas que foram criadas, cada entrevista na televisão de um Sócrates ou de uma Manuela Ferreira Leite dava sempre peno para mangas – e isto sem esquecer que esse é o titulo da crónica matinal de João Gobern – bom, tudo isto para me justificar: sim, eu continuei a ler blogues mesmo estando com a Janela fechada para férias.

Traduz esta falta de cumprimento de uma promessa algum sinal? Acho que sim. Acho que traduz a ideia óbvia: não substituindo a opinião dos jornais e mesmo das rádios e televisões, a verdade é que a plataforma blog é mais um patamar claramente definido no universo da informação. Isto significa que começa a ser corrente dizer, quando queremos falar do mundo dos média, frases do tipo “depois de ver as televisões, ouvir as rádios, ler os jornais e os blogues, cheguei à conclusão de que….” E por aí fora.

Nessa medida, tal como em férias não desligo o rádio nem deixo de ler jornais, também não fazia sentido deixar de ler blogues. Tanto mais que o Verão ia ser quente, e está a ser quente.

Mas agora volto à tarefa curricular de olhar o mundo dos blogues com um sentido profissional, ver como reflectem os temas de cada dia, e não faltará assunto nos próximos tempos. Se tivesse recomeçado na semana passada, teria tido várias crónicas com a mesma protagonista, Manuela Moura Guedes, cuja suspensão do seu programa na TVI marca de tal forma a campanha eleitoral que, no universo da blogoesfera, há momentos em que parece que nem sequer haverá urnas para depositar votos a 27 de Setembro..

Bom, mas como recomeço hoje, do passado apenas recupero para o presente o momento deste Agosto em que repentinamente um blog se tornou noticia de primeira página: foi quando o blog 31 da Armada decidiu trocar, nos Paços do Conselho de Lisboa, a bandeira da cidade pela bandeira monárquica… Com direito a vídeo, a um comunicado que começava “Daqui posto de comando do Movimento do 31 da Armada” e depois se explicava afirmando que “Há 99 anos atrás, no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos Portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a república. O resto do país ficou a saber por telegrama”. Desta vez foi diferente e soube pela net, pela Lusa, pelos jornais, pelas rádios, pela televisão. Lá está: como posso eu passar umas férias sem blogues, se mesmo assim eles me entram pela casa dentro num qualquer Telejornal. A conclusão é só uma: há janelas que se abrem e nunca mais se fecham

publicado por PRD às 00:46
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds