Sexta-feira, 14 de Setembro de 2007

Blog da semana: Blogtailors

Foi através do sempre bem informado Francisco José Viegas que cheguei ao blog da semana – que sendo recente (tem exactamente oito dias de vida), parece destinado ao sucesso. Chama-se “Blogtailors”, nasce dos consultores editoriais “Booktailors”, e assume-se como “um espaço onde todos os interessados em edição, profissionais ou curiosos, possam participar e conversar sobre edição. É um lugar para fazer amigos e trocar opiniões”.No seu estatuto editorial, os “Blogtailors” dizem que não querem ser “um blog genérico que fala sobre tudo e sobre nada, muito menos um blog que fala sobre nós ou os nossos gostos. Na verdade, dizem eles, queremos saber de vocês. Queremos saber os livros que vocês lêem ou fazem, queremos saber das vossas novidades e transmitir também aquilo que sabemos e aquilo que fazemos. Queremos, ao fim e ao cabo, partilhar”.
Prometem “entrevistas, dicas e novidades”, e aproveitam o blog para promover a sua actividade de consultores editoriais.
Um dos primeiros posts do novo blog é sobre a polémica medida das Livrarias Bertrand de alterar as condições de relacionamento comercial com os editores. Para lá da opinião que qualquer um possa ter, a forma como o blog coloca o problema traduz seriedade, sentido de responsabilidade, e uma atitude ética muito escorreita.
Mas também já se encontra no “Blogtailors” uma bolsa de emprego e formulas para novos autores apresentarem as suas obras, além de links para todas as editoras portuguesas que estão presentes na Internet. “Queremos avançar ideias, nossas e vossas; apoiar quem quer deixar de discutir e começar a fazer; elogiar quem já o faz bem e merece relevo; dar a conhecer algumas pessoas por detrás das fichas técnicas; revelar curiosidades e peripécias de um meio onde quase sempre se trabalha por gosto”, dizem os “Blogtaylors”.
Reunida toda a argumentação, escolho-o blog da semana - porque já nasce com futuro. Tem a ambição de ser “O blog da edição de livros em Portugal” e é bem provável que o consiga.
publicado por PRD às 18:52
link do post | comentar
1 comentário:
De Alexandra Caracol a 16 de Setembro de 2007 às 14:48
Boa tarde,

Gostaria de dar a conhecer o meu blogue:

http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/

Sou escritora e vou lançar o meu 10º livro na FNAC do Colombo no dia 29 de Setembro pelas 17 horas e o livro trata de um assunto original (alfabetização pré-natal de “Bebés”) de Edições Tanilunga (www.edicoestanilunga.com).

Bem haja

Alexandra Caracol


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds