Sexta-feira, 31 de Julho de 2009

Janela fechada para férias

Quando for para o ar o genérico que fecha esta Janela Indiscreta, podem ter uma certeza: não vou ler um único blog, a não ser talvez o meu, quando publicar textos e quiser ver se não ficaram erros ou gralhas penduradas, dizia, não vou ler um único blog, sejam jamais ou simplex, rua direita ou Santana Lopes, seja 31 da Armada ou Bicho carpinteiro, seja quem for, seja o que for.

Vou desligar por um mês, pela primeira vez desde que esta crónica começou, na primavera de 2006. É certo que vou de férias num mês que não vai ser tranquilo, nem sequer pacifico, no mundo dos blogues: a política está na ordem do dia, discutem-se governos, planos de crise, autarquias, partidos, maiorias relativas e absolutas. Por arrasto – ou por arrastão, para citar mais um nome de blog – debatem-se e confrontam-se as diferenças entre esquerda e direita, entre estado solidário e estado menos que zero, discutem-se os nomes dos candidatos, as carreiras, o que disseram, o que fizeram. Ajustam-se contas e fazem-se contas. José Sócrates disse esta semana, depois de um encontro com bloggers em Lisboa - de resto objecto de crónica aqui à Janela, - José Sócrates disse então que “os blogues constituem um novo espaço que se abre à democracia política e cívica”, reconhecendo a importância que há anos desvalorizou. A mudança diz algo sobre o que se está a passar: aos poucos, os bloggers ganham dimensão na influência que têm sobre os media clássicos, têm espaço de agenda, contribuem para a agenda dos noticiários. Nessa medida, mesmo que um blog seja lido diariamente por 500 pessoas, ele pode marcar a actualidade porque essas 500 pessoas fazem parte da elite que depois desmultiplica a informação e a opinião pelos canais que chegam a milhões de pessoas.

Este ano, mais do que nos últimos, a batalha dos votos passa pelos blogues.

A Janela vai fechar descansada, para voltar fresca em Setembro e acompanhar o mês mais quente – se querem um conselho, façam o que eu não vou fazer: naveguem pelos simplex e pelos complexes, pelos jamais e pelos toujours, andam na rua direita e na rua esquerda. Mas andem por aí, como o outro...

Porque, na verdade, quanto mais opiniões e factos soubermos, melhor decidiremos as opções que teremos de tomar. E a democracia, sendo o pior dos sistemas se exceptuarmos todos os outros, chama mesmo por nós neste ano de tantas decisões.

publicado por PRD às 00:45
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds