Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

A batalha de Lisboa

Aos poucos, vai-se definindo a guerra para as câmaras que aí vem. Hoje é o dia da apresentação da candidatura de António Costa, o actual presidente, que conseguiu apoios à esquerda insuspeitos… Já tinha aqui dado conta do blog e do site de Santana, hoje vou sublinhar o que se diz de Costa… No Delito de Opinião, por exemplo, André Couto observa os que se juntam à volta do actual Presidente: “Depois de divulgadas as primeiras sondagens para as eleições autárquicas em Lisboa, parece que das palavras de António Costa contra o fraccionar da esquerda em quatro, ao invés da união à direita, começam a dar resultados. A candidatura do Partido Socialista recebeu esta semana dois apoios de peso vindos bem do coração do Partido Comunista. Carlos do Carmo e José Saramago são dois vultos da cultura portuguesa cujos percursos e imagem falam por si. Dois reforços importantes nesta luta que se prevê disputada até ao último voto”.

Pois é, mas logo no blog de campanha de Santana se responde a estes apoios:”António Costa celebrou um protocolo para a produção de um filme sobre a relação entre José Saramago e Pilar del Rio. A autarquia lisboeta vai pagar 30.000 euros e o documentário tem como nome provisório «União Ibérica». Na mesma cerimónia, e no seu discurso de agradecimento, José Saramago retribuiu, anunciando o seu apoio à recandidatura de António Costa. Ficava bem que, no minimo, estes momentos tivessem acontecido em tempos diferentes.”.

Mau perder ou desconfiança sem grande sentido, não sei, e sigo em frente. No fim-de-semana António Costa deu uma entrevista polémica na imprensa, Nuno Dias da Silva comenta na Civilização do Espectáculo: “António Costa está atrás da porta, à espera de um deslize de Sócrates nas legislativas e nas autárquicas para saltar para a liderança socialista. (…) A estratégia é demarcar-se do executivo. Se ganhar Lisboa e Sócrates perder o país, Costa pode ter o caminho aberto para agora, ou mais tarde, ser o novo secretário-geral do PS”.

Ainda sobre essa entrevista, Paulo Pinto Mascarenhas sublinha uma frase que, na opinião dele, diz tudo “sobre a quem é que o Zé fazia falta”. A frase é "O José Sá Fernandes foi muito útil" e o comentário no ABC do PPM é simples: “Não só por esta frase - que também diz muito sobre a utilidade do Bloco de Esquerda - vale a pena ler na íntegra a entrevista (…). A demarcação em relação ao governo - e sobretudo aos ministérios de Lino e Rui Pereira - é sintomática do mal-estar interno no PS. Como escrevi (…) os ventos mudaram e Costa sabe que só essa demarcação clara em relação ao governo poderá evitar uma derrota em Lisboa contra Santana Lopes”.

Na verdade, parece ser esse o sinal que neste dia marca o começo da guerra por Lisboa. Por detrás dela pode estar tb o começo de um qualquer futuro diferente no Partido Socialista. O Verão vai ser quente, isso vos garanto…

publicado por PRD às 00:24
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds