Quarta-feira, 22 de Julho de 2009

A bola é redonda e voltou

Com o jogo de ontem entre Benfica e Real Madrid, estão apresentados os três grandes e não tarda começa a época. João Távora, no blog Risco Continuo, fala do que vê na TV, começando pelo Benfica, “uma vez mais o campeão da pré-época, titulo a que já nos vem habituando. O povo exulta. Depois dos especialistas escalpelizarem interminavelmente o auspicioso momento do “Clube da Luz”, ainda sobrou uns minutos para um comentário ao inevitável Futebol Clube do Porto (...), e para invectivarem sobre o passado do Sporting, que este ano não tem casos para grandes manchetes e vender jornais.  Ao fim de uns anos (...), quem tiver memória apercebe-se facilmente como estes debates e considerações são completamente fortuitos e irrelevantes. Ainda não percebi porque é que esta tropa de comentadores desportivos não fazem como eu e metem umas semanitas de férias para arejar a cabeça”.

Ora aqui está um bom começo de conversa, a que acrescento agora o humor do benfiquista Rodrigo Moita de Deus: “Luís Filipe Vieira poupou os 4,5 milhões de Falcão para comprar outro jogador. Poupou os 6,5 milhões de Reyes para comprar outro jogador. No fim gastou 7 para comprar o Javi Garcia”. E Bernardo Pires de Lima, no União de Facto, titula mesmo um post com um “Halla. Benfica”: “reparo que o onze do Benfica para esta época é na esmagadora maioria composto por talentos de língua castelhana e certamente benfiquistas desde pequenos. É um pouco como o tipo que lança o pássaro antes dos jogos, espanhol e certamente benfiquista desde pequeno”.

No Blog Mesa Redonda, onde há autores para todas as cores, o Sporting é observado por João Niza, a quem parece inadmissível que, a dias de “um dos jogos mais importantes da época ainda não tenha o plantel definido. Se é Caicedo ou outro jogador, não importa. Tem é de ser uma mais valia para a equipa e não apenas mais um. Agora, claro que venha quem vier não vai estar em condições de jogar a Pré-eliminatória”.

Marco Copeto concorda: “Será que os dirigentes ainda não se aperceberam que a continuação da mesma equipa não vai trazer bons resultados? Será que ainda não viram que o Sporting precisa de renovar muitos sectores da equipa?”.

Falta olhar o Futebol Clube do Porto, que deixo ao cuidado de Nelson carvalho no blog Reflexão Portista: “Paira no ar um sentimento de orfandade, de vazio. Nada que tenha directamente a ver com a exibição Portista em si, mas pela ausência de três Reis Magos que compuseram o filão azul e branco nos últimos anos, Lucho, Lisandro e Pedro Emanuel. É no retorno ao estádio, no principiar de cada época, que verdadeiramente processamos as cíclicas perdas das nossas estrelas”. Ainda assim, Nelson remata: “Sem grandes espalhafatos e chinfrins tão típicos da 2ª Circular, Jesualdo vai moldando a sua equipa em conformidade com as suas ideias. As peças vão encaixando harmoniosamente (...). O caminho está traçado, com o mesmo objectivo de sempre, rumo à vitória!”

Rumo à vitória vão todos, embora o primeiro lugar seja só para um. Daqui a um ano lá chegaremos, porque a bola é redonda como a Terra, e não vai parar de rodar...

 

publicado por PRD às 00:19
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds