Terça-feira, 14 de Julho de 2009

Absurdos regulares

Todos os dias, quando percorro a imensa lista de blogues obrigatórios, mais os novos que vou descobrindo, mais os antigos que recupero, concordo com Rui Tavares no blog com o seu próprio nome: “Antes, (...) era fácil concluir que o problema era informação a menos. Hoje chegamos muitas vezes a afirmar que o nosso problema é informação a mais. Não há quem não tenha sentido o bloqueio mental que provoca a sobrecarga de informação”.

É um facto. Que hoje me leva a viajar na maionese do absurdo – porque absurdos é o que há mais nos dias que correm. Comecemos logo á esquerda, no Arrastão, com Daniel oliveira: “Portugal é hoje o sexto país com taxa mais elevada de desemprego na OCDE, estando acima da média. Há 514 mil portugueses desempregados”. Pergunta Daniel: “É a isto que poderemos chamar uma vitória da esquerda?”.

E da esquerda navegamos até à finança, quem sabe mesmo à direita, com Nuno Dias da Silva e o absurdo encontrado ali à esquina: “Num comovente depoimento (...) a partir do «xadrez», Wellington Nazaré, o assaltante do BES, pede desculpa a toda a gente, inclusive ao próprio banco. Mas o imprevisto acontece quando o «zuca» confessa que mantém as suas poupanças naquela instituição bancária: «O BES continua a ser o meu banco». Desta é que Ricardo Salgado não estava à espera. Estar associado a um cadastrado é bem pior do que uma qualquer «operação furacão»”.

Mantemo-nso no absurdo, mas voltemos de novo à esquerda. José Costa e Silva no blog Lóbi: “Manuel Alegre anda por aí. Há poucos meses estava num comício do Bloco de Esquerda. Depois criou suspense sobre a criação de um novo partido. Agora escreveu um artigo no Expresso a puxar pelo PS. Diz que o partido tem de acordar.

Talvez. Mas ele também precisa de um café”. Ainda no PS, um absurdo encontrado pot Jorge Ferreira, com graça: “Para o PS, o mês passado, a Europa era Vital. Afinal, não era. Agora, para o PS, o testamento era vital. Também já não é. O PS não é.”

E será que o PSD é? Leia-se Rui Costa Pinto no blog Mais Actual: “Manuela Ferreira Leite vai estar presente na festa do Chão da Lagoa. Alberto João Jardim não deixará de lhe proporcionar um banho de multidão tão grande como as críticas à líder do PSD por não ter medo (...) de ir à Madeira”. E fechemos a ronda num choque de civilizações encontrado por Henrique Raposo no blog Clube das Republicas Mortas: “Para um americano, o "difícil" é isso mesmo: "difícil". Para um português, o "difícil" torna-se sempre "impossível". Fazemos umas propostas, por exemplo para se mudar a justiça. Do outro lado, dizem "isso é impossível". Nunca dizem que é "difícil". Porque o "difícil", apesar de duro, está dentro do humanamente possível, do exequível. Quando dizem que é "impossível", então, isso quer dizer que não há nada a fazer. E assim podem ir à vidinha de sempre. "É impossível, e está na hora do Benfica".

Dito isto, impossível continuar. Volto amanhã.

publicado por PRD às 00:13
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds