Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

Blog da Semana: A Lupa de alguém

Confesso que, na imensidão de blogues que a blgooesfera alberga, é difícil escolher aqueles de que mais gostamos, ou definir mesmo uma tendência que marque de alguma forma os tempos que vão correndo. Aqui, na minha escolha da semana, procuro acima de tudo a diversidade, mas não sou imune às ideias originais ou, pelo menos, ao que nos escapa.

É o caso da minha escolha desta semana, que recai sobre o blog “ A lupa de alguém”, que podem encontrar em a-lupa-de-alguem.blogs.sapo.pt/

O que é este blog. Mais simples é difícil: é o espaço de uma “operadora de caixa num supermercado” e do seu universo. Em posts diários, ela conta as pequenas e grandes histórias do seu dia a dia – da mais banal discussão com o cliente ao cartão de fidelidade do supermercado, passado pelas inovações que vão sendo introduzidas na sua visa. Um exemplo:

“Já alguns meses, que na nossa empresa foi implementado o sistema de pagamento por multibanco em que é o cliente que passa o seu cartão. (...) A princípio, os clientes estranharam a mudança, mas com o passar dos dias já se vão habituando. A razão porque estou a voltar a este assunto, é que os cartões multibanco com chip, ficam muitas vezes esquecidos dentro do POS (aquele aparelho onde é introduzido o cartão). O cliente esquece porque não é hábito ser ele a tirar o cartão e nós por vezes também nos esquecemos, porque estamos a contar que o cliente o tirou. Enfim, e por vezes só damos conta que está lá um cartão, quando estamos na conta seguinte. Na maior parte das vezes o cliente vai mais tarde á informação recuperar o cartão. Mas acredito que é sempre incómodo. (...) Ultimamente tenho estado muito atenta a ver se o cliente não esquece o cartão, mas mesmo assim lá acontece um dia ou outro em que um cliente deixa lá um cartão”

São textos assim, de uma simplicidade desarmante, verdadeiros, banais como o dia da operadora de caixa, mas sempre reveladores de uma vida, do seu curso, do seu tempo.

“Ao longo deste meu emprego, escreve a operadora, tenho observado que muitas vezes se promovem iniciativas de cariz social, ou seja, oferecem alguma contrapartida á comunidade (clientes) uma vez que é esta que os  "financia". As iniciativas que premeiam as crianças e que  reforçam os valores familiares são muito valorizadas... Lembram-se dos computadores oferecidos ás escolas? Um pequeno gesto...um grande passo!? Ou de alguém que já recebeu um carrinho de compras gratuitamente? Penso que são iniciativas que merecem o nosso respeito, já que quem ( ...) as deveria fazer não o faz pelo menos há alguém que dá um exemplo a seguir...”

A operadora é atenta aos movimentos da empresa, aos produtos, até mesmo aos rankings dos supermercados mais caros e baratos. Ela não esconde a sua ligação a uma grande empresa que gere grande superfícies, mas confesso que a graça do blog está mesmo na simplicidade da sua filosofia. E é isso a lupa de alguém: “operadora de caixa num supermercado” e o seu universo. O mundo dos blogues não deixa de nos surpreender.

publicado por PRD às 00:11
link | comentar
1 comentário:
De A-lupa-de-alguem a 26 de Julho de 2009 às 23:46
Olá. Quero agradecer o destaque que deu ao meu blog. Tive a sorte de um do meus "leitores" ter ouvido e me ter contado, se não não chegava a saber. Foi muito importante para mim. Parabéns pelo seu blog e pelo seu programa, é como se fosse a revista da blogosfera . Agora passo por aqui para saber as "novidades blogosféricas "!
Cumprimentos


Comentar post

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds