Quarta-feira, 8 de Julho de 2009

A gripar...

Agora sim, começamos a sentir na pele o que é esta coisa da pandemia da gripe. O director-geral de saúde fala em 25% de portugueses infectados até ao fim do ano, e as noticias começam a multiplicar o número de casos. No blog Câmara de Comuns, Rudolfo de Castro Pimenta levanta um primeiro alerta: “nsombrados como estamos pela peste iminente, a perspectiva de não haver vacinas em número suficiente para toda a população é perturbadora. E porque é que tal acontece? Porque é que não se encomendam logo 10 milhões para a população residente nacional e mais umas quantas para turistas, emigrantes e imigrantes?”

Parece que nenhum país o faz, e embora seja uma epidemia, não deixa de ser de... gripe. Móis, mas poucas vezes mata. No Delito de Opinião, Teresa Ribeiro começa por contar a sua passagem, no fim de semana, por uma urgência de hospital, onde, enquanto esperava para ser atendida, fez a seguinte reflexão: “omo é que vai ser quando chegar o Outono e com o cair da folha começarem a cair nas urgências milhares e milhares de utentes com gripe e com medo da gripe (...) Não dá para imaginar. (...) Por muitas medidas que se tomem, não será possível resolver de um momento para o outro a falta crónica de médicos, a falta de camas e a falta de condições que estão na origem de tantos casos de contaminação em ambiente hospitalar. Se eu fosse à Ana Jorge acendia também umas velinhas ao santo da sua devoção, porque ou me engano muito, ou sem intervenção divina, o SNS não se vai aguentar nas canetas”. EPR no blog com o mesmo nome acha que “Estamos Tramados”: “A ministra da saúde tem feito um trabalho excepcional em não alarmar os portugueses - é um facto. Porém, facto consistente é que o número de casos tem vindo a subir de dia após dia e, portanto, a postura ante esta enfermidade tem de ser alterada, caso contrário será o caos. Não se deve vender ilusões!”

No seu blog, Sardanisca também acha que a coisa está preta: “Quando,daqui a um ou dois meses,os contágios passarem a ser na ordem das centenas por dia (o que se afigura inevitável) e a Manuela Moura Guedes berrar "fogo" no seu espaço de opinião na TVI,aí sim,vamos ter o tuga a arrebanhar as últimas latas de atum Tenório da prateleira do Pingo Doce e a mandar vir no Centro de Saúde,por não terem as máscaras que só há à venda na farmácia. O país corre o risco de parar (...),porque temos um governo incapaz de pegar o touro pelos cornos”.

Mas nem toda a gente entra em parafuso com o que se passa...

No blog País do Burro, Filipe Tourais assinala a passagem pelos Açores de Craig Mello, o Nobel da medicina de 2006, que disse não ver “perigosidade do vírus H1N1, segundo ele pouco superior ao das restantes estirpes, razão para tanta barulheira. Quer estragar o festival. Ou o negócio”.

Como se vê, é possível entrar em paranóia, desvalorizar, ser sensato, enfim: uma pandemia dá para tudo. Mas nunca é demais lembrar o óbvio: é de gripe que falamos, não é de peste negra...

 

publicado por PRD às 00:10
link do post | comentar
1 comentário:
De Pelo blog a 24 de Outubro de 2009 às 22:35

Divulgue por favor
http:/ lourenco_olutador.blogs.sapo.pt /


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds