Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Domingos no mundo eleitoral

Discutem-se então as datas para as próximas eleições e as vantagens e inconvenientes da coincidência entre o dia de votar para o Governo e para as Autarquias. Na blogoesfera, antes de tudo estranha-se uma frase do Presidente Cavaco, como bem nota Gabriel Silva no Blasfémias: “Causou alguma supresa Cavaco Silva ter invocado umas absolutamente desconhecidas «sondagens favoráreis à realização de eleições em simultâneo». Devo confessar que não tendo sequer pensado por um instante que o presidente da República estaria a «inventar», de imediato suspeitei do que se tratava. Fui verificar e confirmo:  trata-se da «sondagem» feita no Correio da Manhã online” . António Figueira, no Cinco Dias, acha a ideia da sondagem “do além”: “Não haverá ninguém que lhe explique que um PR (...) não deve referir (...) sondagens de opinião? Que sentido pode assim fazer a expressão “Presidente de todos os portugueses”? “

No Câmara de Comuns, Paulo Ferreira também pergunta !Quais sondagens?” E depois responde com outra pergunta: “Daquelas que acertaram em cheio nos resultados das ultimas eleições para o Parlamento Europeu? Estou a ver...o que é verdade hoje, é mentira amanhã”.

No 31 da Armada, Bernardo Pires de Lima prefere ir ao tema propriamente dito, visto pelo lado do PSD, que defende todas as eleições no mesmo dia. E diz: “a posição isolada do PSD coloca pressão a Cavaco para fazer uma de duas coisas: contrariar o partido que o apoia ou contrariar a maioria dos partidos apoiando os argumentos do PSD. Daqui resultará, provavelmente, o apoio do PS à candidatura de Alegre perdendo Cavaco o centro político. O professor acaba por ter a primeira volta das presidenciais já depois do Verão”. Pedro Pestana Brito, no cachimbo de Magritte, também envolve Cavaco e o PSD na sua reflexão: “Estou convencido que mesmo contra a posição de 4 dos 5 partidos, o PR vai marcar as eleições para o mesmo dia. Cavaco Silva utilizará um argumentário conhecido (poupa-se tempo, dinheiro, e combate-se a abstenção). Todavia a mensagem política que passa é uma colagem do PR ao PSD. O PR sabe que objectivamente a sua decisão tem uma leitura política de benefício ao PSD e conforma-se com a ideia. Quer ajudar o PSD e ganhar as eleições”.

João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, acha que “No actual "estado da arte" não “vale a pena andar em fandangos consecutivos” e pergunta: “as elites duvidam da capacidade do "povo" em distinguir o sentido de cada voto?”

Não sabemos, em rigor, responder a esta pergunta. Mas podemos ficar a pensar no que diz Tomas Vasques: “levar duas eleições pelo preço de uma não é um argumento próprio de um presidente da República, mas de um gerente de supermercado”.

Ou seja: não há acordo sobre a matéria, e há ideias de sobra para dicutir. Veremos como Cavaco Silva descalça esta bota. Uma bota de cano alto...

publicado por PRD às 19:16
link do post | comentar
1 comentário:
De JS Teixeira a 26 de Junho de 2009 às 11:18
Novo artigo sobre a Teimosia desregrada do Governo PS face ao sistema educativo no blogue O Flamingo (http://o-flamingo.blogspot.com/).


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds