Quarta-feira, 24 de Junho de 2009

A vitória do condenado

O antigo presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso foi condenado, há 2 dias, a três anos de prisão com pena suspensa por crime de prevaricação. Nuno Cardoso assinou um despacho que perdoou uma coima ao Boavista por o clube portuense se encontrar a construir sem licença e o juiz do tribunal que julgou o caso falou de uma “teia” entre o poder autárquico e os clubes de futebol e apresentou a sanção como um exemplo contra o sentimento de impunidade que muitos cidadãos descrevem. “Que tudo isto sirva para um alerta de consciências”

Nuno Cardoso vai recorrer, claro, mas entretanto deixou uma frase misteriosa no fim da sentença: “Estou de volta à política”, disse ele.

No blog Tomar Partido, Jorge Ferreira achou que a frase do juiz, “Que tudo isto sirva para um alerta de consciências”, foi quanto bastou “para Nuno Cardoso anunciar, acto contínuo, o regresso à política. Só não disse se será em Felgueiras ou em Oeiras...”.

Colocado o tom, vamos ver outros comentários. José Carlos Guinote, no blog

Pedra de homem, acha que essas “declarações do ex-autarca de que vai voltar à política são no mínimo despropostitadas. (...) Admitindo o direito de recurso, que é um direito de qualquer acusado, o que é um facto é que existiu uma condenação, que determinaria da sua parte a necessidade de prolongar o período de reserva a que se terá submetido”.

Filipe Tourais no blog País do burro, nota que a eventual pena suspensa de Nuno Cardoso resulta de uma lei que juntou PS e PSD e aprovou “o alargamento do limite legal da suspensão de penas de prisão de 3 para 5 anos. (...) Nuno Cardoso saiu do tribunal com a promessa de um regresso para breve à vida política activa: feliz e, mais importante que tudo, em paz com o divino. Não serão os últimos”, diz Filipe.

Jose Freitas no blog Aventar deixa uma pergunta no ar: “E se Nuno Cardoso ainda fosse presidente da Câmara do Porto? Também seria condenado para alertar consciências?”

Condenado por condenado, prefiro a versão de Waldorff no Blogue dosa Marretas, que escreve de forma clara:

Nuno Cardoso condenado a três anos de prisão com pena suspensa.
E pensa o vulgar cidadão.
- Bem, o homem deve estar envergonhado por isso vai sair discretamente pela porta do fundo.
Tá bem, tá.
Agora que o tribunal pronunciou esta sentença, Nuno Cardoso anunciou aos jornalistas o seu regresso à vida pública..
Ser condenado começa a ser condição necessária para ingressar na política.”.

publicado por PRD às 00:15
link do post | comentar
2 comentários:
De Ricardo_Barros a 25 de Junho de 2009 às 13:32
Que dizer sobre o dia de ontem? Política de Verdade?

http://portugalnomeumelhor.blogs.sapo.pt/


De Ricardo_Barros a 25 de Junho de 2009 às 16:31
Comentário à entrevista de MFL de ontem.

http://portugalnomeumelhor.blogs.sapo.pt/


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds