Sexta-feira, 19 de Junho de 2009

Blog da Semana: Nota Final

Esta foi a semana das semanas para os estudantes do ensino básico e secundário: exames nacionais que se prolongam ainda por mais alguns dias. Para sentir a aferir o que pode passar pelas cabeças das 250 mil almas que foram a exame, ou para recordar o que todos nós, que já passámos por isso, sentimos, encontrei o blog ideal que constitui a minha escolha desta semana: chama-se Nota Final, é um blog agregado do jornal Público – alias a morada é http://blogs.publico.pt/notafinal/

E junta alguns estudantes que desabafam, contam histórias, revelam bocados dos seus diários, tudo à volta dos exames nacionais. O subtítulo do blog é justamente 2 semanas de exames na vida do estudante. Lá está a Maria, uma semana antes, a dizer: “Estou desejosa que passe a próxima semana...estou cansada e ainda não fui à praia! Depois de fazer os exames a última coisa que quero ver são livros de física, fórmulas químicas, composições mineralógicas de rochas e o aparelho digestivo da minhoca!”. Lá está o Luís Loureiro que fala do dia de todos os nervos: “Chegou o dia. De hora em hora acordava assustado e preocupado em não chegar tarde ao exame. Mas como senhor responsável que sou, avisei os meus parentes mais próximos (...) para me acordarem a horas e foi então o que sucedeu.

Já na escola, pouco antes da chamada, fazia uma revisão mental, pensando para mim os tópicos mais importantes da matéria. Foi então que chamaram o meu nome (...) e entrei para a sala. Em seguida surge o impasse de ver os professores com os exames e pensar se será fácil, o que sairá, como será a gramática. Até ao momento em que, em silêncio total, ouve-se os sinos da igreja a dizerem em bom som, SÃO NOVE HORAS. (...) Em seguida dá o toque, como primeiro a receber os meus pensamentos na sequência, versão 1, Felizmente há luar (a esboçar um sorriso) e quadro de ligação. Em seguida comecei o teste com muita tranquilidade, com o relógio na minha frente fui verificando se não passava o quarto de hora para cada pergunta de interpretação, a meia hora para a gramática e a outra meia hora para o texto argumentativo. E assim foi, consegui fazer o exame com calma (...)  Sai da sala com a impressão que me tinha corrido bem e que era um exame bastante fácil, contudo quando vi a correcção fiquei um pouco mais triste, mas mesmo assim não será nada de grave (espero eu). Mas mais do que tudo isto lembrei-me de algo que me esquecera de fazer devido a todo o stress do exame, lavar os dentes”.

Lá está também a Catarina: “Agora o medo é outro, a nota. Apesar de ter sido realtivemente fácil e de ter consciência do que realizei, a nota é sempre algo um pouco inesperado. Só resta aguardar e preparar-me para a prova final do meu curso”.

São textos assim, terra a terra, sem pretensões, ligeiros, bem humorados, bem escritos. Um blog que nos faz voltar aos bancos da escola ou nos faz sentir bem acompanhados nestes momentos de nervos. Fica a ideia, leia a Nota Final e... boa sorte para os exames!

publicado por PRD às 00:10
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds