Terça-feira, 16 de Junho de 2009

Ao oitavo dia, reunião...

E ao oitavo dia, o PS reuniu a sua Comissão Politica para analisar os resultados eleitorais, a estratégia a seguir, a actual situação política. O comunista Vítor Dias, no blog O tempo das Cerejas, acha o timing estranho e acha que a “distância temporal” “fala por si”: “Perante os maus ou péssimos resultados eleitorais que já teve na sua história, tivesse alguma vez o Comité Central do PCP reunido só uma semana depois do dia das eleições e o que então não teria sido escrito e dito sobre estes truques dilatórios manifestamente usados para amortecer o impacto psicológico dos maus resultados e deixar «passar a onda»!.

A onda não vai boa, em qualquer dos casos, e foi curiosamente ontem que encontrei a mais interessante análise dos resultados eleitorais. Assinada por CC, no blog Aspirina B, diz assim: “há que ser claro – há que continuar a ser claro: Sócrates ganhou. Nem mais: ganhou. Confuso? Não – apenas triste. Eu explico: Sócrates perdeu as eleições para si mesmo. Não para Louçã, não para Jerónimo, não para Melo – muito menos para Rangel. Repito: Sócrates perdeu as eleições para si mesmo. E foi, assim, ele o grande vencedor das eleições europeias – é essa a grande vantagem de se jogar sozinho no tabuleiro das decisões dos portugueses. O que não quer dizer, bem visto, que não tenha sido ele o grande perdedor das eleições europeias. Viva a democracia, viva a pluralidade. E viva, claro, a minha demência analítica!”

Interessante olhar, este, que certamente não esteve em jogo ontem na Comissão Politica dos Socialistas. À tarde, o porta-voz Vitalino Canas foi logo distribuindo jogo e João Gonçalves notou o facto: “O sr. Vitalino Canas (...) deu agora pela circunstância de o seu partido ter de "dialogar" mais com o eleitorado. Presumivelmente Canas - e o seu dono - acha que "dialogando" com o eleitorado que até agora desprezaram do alto da maioria absolutista, cega, surda e muda resolve os problemas. Não resolve. Há muito que defendo que o PS devia mudar de porta-voz. Pelos vistos não chega. É mesmo preciso mudar de PS”.

Com maior ou menos dose de exagero, é um facto que o PS está numa encruzilhada, como bem escreveu Paulo Pinto Mascarenhas no ABC do PPM, que antecipou o cenário que entretanto se tornou realidade: “Aposto que hoje vamos ouvir mais do mesmo: o PS deve prosseguir imperturbável o seu caminho de reformas e obras públicas. As eleições europeias deixarão de ser consideradas a primeira volta das legislativas e reduzidas à dimensão europeia que antes não tinham. Mas a derrota fez a sua mossa e dificilmente tudo continuará a ser como dantes”.

Rapidamente o site do Público reparou que à entrada da reunião dos socialistas José Sócrates falou de uma maioria parlamentar, não de uma maioria absoluta, e choveram comentários. Sublinho este, de Luís Filipe: “Piano... piano... Toca a baixar a bolinha pois finalmente percebeu que nem todo o povo português é seu apoiante... Onde anda a arrogância e desprezo pelos outros que sempre o acompanhou?“

Agora, até às eleições, é como no ciclismo: sempre em sprint

publicado por PRD às 00:08
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds