Sexta-feira, 12 de Junho de 2009

Blog da Semana: Marchas de Lisboa

“Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora” – e parece que é rádio, mas não é: é um blog de um “amante das marchas de Lisboa e marchante há alguns anos”, que criou “este blog no intuito de unir e fortalecer a nossa cidade  e os nossos bairros”.

Chama-se Marchas de Lisboa, fica em marchaslisboa.blogs.sapo.pt e o que nele se pode encontrar é o sumo do sumo, isto é, informação útil sobre a noite que hoje anima o centro da cidade - e um canal de TV, pois claro - e leva meia-lisboa para a rua, entre sardinhas, cerveja, sangria e pão com chouriço: “noticias, fotos, letras, musicas, história ou seja, tudo o que tiver a ver com marchas populares e bairros de Lisboa”. O anónimo autor do blog pede ajuda e diz: “Colaborem comigo nesta tentativa de dar a conhecer as festas da nossa cidade, enviando o que tiverem (fotos, letras, musica....) de vários anos” para um endereço electrónico que ele disponibiliza na página.

Mas ele nem precisa de grande ajuda: no marchas populares, há notícias, ideias, opiniões. Uma notícia: “A edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa orça em cerca de um milhão de euros. Aos 660 mil euros de subsídio da Câmara Municipal de Lisboa (...), somam-se mais de 260 mil euros para a logística dos três dias de exibições no Pavilhão Atlântico (...) e desfile na Avenida da Liberdade (hoje, dia 12)”.
Também fiquei a saber no blog que “a edição deste ano marca a estreia das Marchas da Baixa e Belém e o regresso dos Mercados”, e que por “parte dos estreantes as expectativas são diferentes: Belém quer fazer boa figura no ano de estreia enquanto a Baixa coloca a fasquia alta e ambiciona os primeiros lugares. Para tal, conta na coordenação com António Escolástico, que no ano passado venceu com Marvila”.

A ordem de exibição do desfile está no blog - esta noite, na Avenida da Liberdade, abre com a Voz do Operário e fecha com Alcântara – e quem quiser saber, por exemplo, como tudo começou pode encontrar lá a resposta: está nas “Maias”, que “originaram as festas dos três Santos Populares, Santo António, S. João e S. Pedro. Eram as “Maias” cantos litúrgicos dedicados no mês de Maio à Virgem Maria. Porém, tendo-se adulterado o seu carácter religioso, com o povo a fazer bailados nas ruas das cidades, foram consideradas pagãs e “mesmo depois de “proibidas no século XIV, por ordem de El-Rei Dom João I”, acabaram por voltar às ruas. E serem o que hoje são e motivam, inspiram e convocam o meu blog da semana: este, de um marchante das marchas populares que quer partilhar o seu entusiasmo com o mundo dos blogues. Cá fica o seu entusiasmo, e por via dele, o meu também.

E agora vou fechar a janela, porque sardinha assada é do melhor, mas o cheiro dentro de casa, isso é que não aguento...

 

publicado por PRD às 01:48
link do post | comentar
4 comentários:
De José Pedro Borges a 16 de Junho de 2009 às 18:39
Caro PRD

Como jornalista, que é, estranho que na sua crónica de hoje na Antena 1 tenha assumido a posição de porta-voz da oposição rasteira ao governo.

Ao afirmar que o "Público" tinha salientado que o primeiro-ministro tinha falado em "maioria parlamentar", e não em "maioria absoluta", alinhou com a desonestidade intelectual a que aquele jornal nos habituou, ao omitir as declarações do mesmo primeiro-ministro, à saída da reunião em questão, e em que este referiu, sem margem para dúvidas, a "maioria absoluta" que o seu partido pretende alcançar nas próximas eleições legislativas.

Embora o voto seja secreto, afirmo que nunca votei em qualquer candidato apresentado pelo PS.

Cordialmente,

José Pedro Borges

OBS: o comentário é inserido neste espaço pois a crónica de hoje não está publicada.


De ritz_on_the_rocks a 17 de Junho de 2009 às 00:48
'E agora vou fechar a janela, porque sardinha assada é do melhor, mas o cheiro dentro de casa, isso é que não aguento...'


.. e na roupa ...!
:-)


Abraço
Rita V.


De maria a 16 de Julho de 2009 às 00:45
Olá,

Precisa de um empréstimo?

Então o que se segue é registada empréstimo empresa que você está usando para entrar em contato com as informações abaixo:

europeanfinance@live.com
Sr. Rudi Huber
Tel: +447024035608
FAX: +0845 6021909
EMPRÉSTIMO legítimo EMPRESA
ESTABELECIDAS 1905
Registada sob BRITÂNICOS COMODATO cooperação.
REINO UNIDO


De emprego lisboa a 10 de Março de 2011 às 11:48
Adoro o blog. Abraços


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds