Sexta-feira, 5 de Junho de 2009

Blog da Semana: Mesa Redonda

A escolha do meu blog da semana tem recaído muito sobre novos blogues, propostas menos óbvias, ideias que escapam à normalidade. Faz sentido, para variar da actualidade dos dias. Mas hoje, em véspera de jogo da selecção nacional de futebol, proponho um blog que me atrai por algo inesperado: a normalidade! Ou seja, é um blog comum, normal, corrente. De alguma maneira, ele representa uma outra ideia da blogoesfera, que pode ser a de amigos que se juntam para a conversa. Neste caso, claro, conversa virtual. Assim sucedeu há pouco mais de um ano quando seis amigos decidiram abrir A Mesa Redonda, “Um blog onde se fala sobre a percepção do futebol, onde todos julgam ter razão, mas nenhum verdadeiramente a tem! A sabedoria está em todos nós, daí todos nós termos a nossa opinião sobre os assuntos e todos nós termos uma visão de cada coisa!”.

Linguagem simples, básica, prática porém já passou um ano e os amigos continuam juntos, cumprindo o que prometeram no começo: "discutir" assiduamente as nossas cores, cada par de elementos defende a sua, e todos vamos fazer para que no blog exista uma frequência e correcção de opiniões em que os visitantes possam também dar a sua opinião. É natural que cada um tenha uma visão diferente dos acontecimentos, mas também é natural que aí se concentre a maior riqueza do blog”.

Aí está: começaram por ser dois de cada clube, Porto, Benfica e Sporting, hoje já são dez colaboradores, e prometem ir mais longe: “A Mesa está a crescer e outras áreas do futebol podem ser exploradas, o projecto modificou-se na sua estrutura, mas não no seu ideal. Esperamos ter um crescimento sustentado, onde a qualidade de opiniões e da discussão esteja sempre presente”.

Apesar do aspecto curricular do blog, há algo nele que acaba por ser, senão original, pelo menos incomum: reúne autores de diversos clubes, quando a regra na blogoesfera é juntar adeptos em blogues ligados individualmente. Esta saudável confusão de cores, entre o verde, o vermelho e o azul, acaba por ser o segredo do próprio blog, diversificado, paradoxal, por isso mais interessante.
Encontram-se em amesaredonda.blogspot.com e na verdade o que vale a pena reter deste blog é o facto de, na sua humildade, na simplicidade do seu formato, da sua pose, residir ainda a pureza do mundo original dos blogues. Nesses tempos idos, a espontaneidade era rainha e a ambição maior era escrever, manifestar opinião, independentemente de se ser ouvido ou não.
Amanhã Portugal joga a carta final no próximo Mundial, e então a minha escolha fica por conta de um blog do mundo da bola, que é redonda como esta mesa...

 

publicado por PRD às 01:45
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds