Quarta-feira, 3 de Junho de 2009

Portugal dos Pequeninos, agora em livro

O mundo dos blogues trouxe ao mundo real muitas coisas feias – como a difamação escondida no anonimato ou o insulto gratuito – mas tem trazido muito mais coisas boas, como novos autores, talento, informção, conhecimento, debate de ideias. E livros, da blogoesfera têm saído livros com metódica regularida. Hoje, daqui a poucos minutos, é lançado em Lisboa mais um livro que nasce de um blog. Por sinal, um blog muito citado aqui na Janela Indiscreta – e quando me perguntam porque há nomes que passam por aqui mais do que outroa, a minha resposta é sempre a mesma: é porque há autores de blogues que não perdem pitada da actualidade, que apresentam argumentos diferentes, que são alternativos em relação à mediania da opinião, mesmo quando são excessivos.

Ora bem: está neste caso o João Gonçalves, autor do Portugal dos Pequeninos, que a partir de hoje não é apenas blog, é tb livro, apresentado por José Pacheco Pereira.

Ora bem, o João Gonçalves é reconhecidamente um conservador, um homem de direita, razão pela qual achei mais interessante. No meio dos elogios que lhe encontro na rede, ir ao encontro de um blogger de esquerda, José Teófilo Duarte. Escreve ele: “O João Gonçalves é um velho companheiro na jovem blogosfera. Este livro, onde reúne alguns textos que considerou possíveis de passar ao prelo, é uma montra do que se pode dizer sem peias sobre tudo o que nos apetece. É uma conquista dos blogues. E não é preciso ir comemorar em desfiles pela avenida da Liberdade. Vive-se aqui, neste aconchego.
Aqui há uns dias, no facebook, comentei um cartaz que um meu "amigo" exibia na sua página. O homem considerou indelicadeza. Há quem pense que estas coisas são para viver com o guardanapo no colo e com os cotovelos no poiso correcto. Não entendem o comentário mais afoito. Não percebem que a Democracia vive do conflito. O utilizador em causa é um desatino de convicções: monárquico, direita bem à direita, mas embrulhado em obamiana imagem. Enfim, a grande balbúrdia. Percebe-se, portanto, o desalinho da incompreenção. Em liberdade até o disparate é livre. Mas vá lá alguém dizer que o rei vai nu. Leva logo com despedimento da lista de friends. Agradeço, claro, é sempre bom que estes equívocos se corrijam. E se alguém acha que ser amigo é fazer sempre assim com a cabeça...
Com o João Gonçalves passa-se exactamente o contrário. Às vezes concordamos uns com os outros. Mas a maior parte das vezes discordamos. É por isso que o João se mete com os amigos de esquerda, mas também com os de direita. Ele é a sua própria comissão política e o secretariado nacional e mais as comissões regionais ou lá o que é. Pessoalmente, também estou inscrito nesta liberdade. Todos são bem vindos à colectividade. Quem não se der bem... tem bom remédio”.

Teófilo Duarte tem toda a razão e é por isso que o blog Portugal dos Pequeninos é obrigatório quase todos os dias. A partir de hoje, em livro também – fazendo do mundo dos blogues algo maior do que muitas vezes se julga.

publicado por PRD às 01:43
link | comentar

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds