Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

Blog da semana: A Um Metro do Chão

O nome do blog diz tudo. A um metro do chão. O que é? É um “blogue é sobre o mundo visto pelas crianças. Só isso”. Só isso, não – tudo isso. Inês Teotónio Pereira, jornalista e mãe, abriu este mês o seu blog – e os primeiros textos prometem um blog obrigatório para pais e mães.

Alguns exemplos, este tem exactamente oito dias e o titulo é:

Do capítulo das coisas estranhas e inexplicáveis do mundo dos brinquedos

Diz assim: “Os brinquedos a pilhas são vendidos sem as pilhas. Sempre.

O número de arames que prendem os brinquedos às caixas é quase sempre desproporcional ao tamanho dos brinquedos e à sua fragilidade, servindo apenas para fazer gailolas ou outra coisa qualquer que precise de muito arame. Os cabelos dos bonecos da Playmobil não são preso à cabeça dos bonecos, por isso perdem-se com muita facilidade e os bonecos ficam com um buraco na cabeça. As instruções para a montagem dos castelos, barcos e afins de qualquer marca são mais difíceis de perceber que o manual de instruções de uma nave verdadeira da NASA,  (ou pelo menos quase tão difíceis de perceber)”.

Outro exemplo, desta semana: “Do capítulo das perguntas do século passado

O meu filho perguntou-me o que é uma cassete.”

Ora bem, pela amostra temos algo a meio caminho entre um babyblog e um blog que observa o mundo das crianças bem perto delas, bem á sua altura, obviamente com a maturidade e a inteligência de um adulto, nomeadamente quando reflecte assim, afirmando que acordou a pensar no assunto: “Quando uma criança mente, há esperança que não o volte a fazer; quando um adulto mente, de certeza que o volta a fazer.”

O blog está em aummetrodochao.blogs.sapo.pt, é a minha escolha desta semana, também porque lá se podem ler os textos de jornal de Inês Teotónio Pereira. Num deles, recente, escreve: “As crianças têm uma noção claríssima dos direitos, liberdades e garantias e do alto da sua meia dúzia de anos acham que só os super-heróis são exemplo dessa trilogia. Os polícias - pensam eles - multam e prendem. Só os maus? Não: a mãe deles e outros crescidos de renome também são multados com frequência. Por isso, escondem-se no banco de trás. Dizem algumas vozes doutas que o desrespeito dos mais novos pela autoridade é um problema de educação. Não concordo: eles respeitam e admiram quem tem autoridade, como o Senhor Incrível ou o Homem-Aranha. Para as crianças o mundo é injustamente preto e branco e a verdade é que os super-heróis protegem as árvores, os mais fracos e desde o Lucky Luke que não fumam. Quanto aos polícias, já tive de lhes explicar a diferença entre um GNR e um empregado da Prosegur: um passa multas, o outro não”.

Como se vê, ler este “A Um metro do Chão” promete. É o meu blog desta semana.

publicado por PRD às 01:36
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds