Quinta-feira, 28 de Maio de 2009

Eleições europeias - parte 2

Ainda as eleições europeias e a campanha em curso – na verdade, se pusermos de lado as tricas do dia a dia, falta uma reflexão mais profunda sobre o que está em causa – a Europa. Eduardo Pita tem, por isso, toda a razão, quando no seu blog “Da Literatura” escreve “O modelo das campanhas está esgotado. E atingiu o seu ponto alto na agenda do deputado Nuno Melo, cabeça-de-lista do CDS-PP, que (num dia) teve duas reuniões à porta fechada: uma com o Sindicato dos Guardas Prisionais, (...) e outra com agentes da PSP em Santa Maria da Feira. Parece anedota? Pois parece. Dizem os media que foi queixar-se aos guardas e polícias das “leis brandas” que temos. Por este andar ainda o veremos a ter reuniões com magistrados “pressionados”, um tema eminentemente europeu... Como é que esta gente pode ser levada a sério?”. Eduardo Pita acredita que “metade do país vai mandar o escrutínio às urtigas”, encontrando-se com a opinião de Pacheco Pereira que pode ser lida no blog Abrupto: “Falta (...) debate e muito. Debate interno, interior, dentro das baias da aceitação do "europeísmo" dominante, pouco me interessa. Debate que tenha a coragem de vir de fora, que diga as verdades que precisam de ser ditas sobre uma Europa que caminha a passos largos para destruir o adquirido comunitário”. Pacheco Pereira pede debate europeu, Sofia Loureiro dos Santos complementa com o seu olhar sobre a campanha: “Nada que tenha a ver com a Europa, política europeia, tratado de Lisboa, Parlamento Europeu, federação de Estados, Turquia, etc., tem sido totalmente eclipsado pelo ataque à política do governo PS, a crise, cartazes horrorosos, demagogia e populismo quanto baste. (...) Ninguém está minimamente interessado nas eleições europeias. O resultado das eleições de Junho será interpretado como o primeiro round e uma sondagem à boca das urnas para as legislativas”. No seu Fio de Prumo, Helena Sacadura Cabral também reconhece “pobreza” nos debates eleitorais: “Custa a perceber que se esteja a debater a Europa, as suas instituções, a sua política. De propostas nem vislumbre. Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado nosso. Nem quero pensar no que vai ser a abstenção, partido em que me filiaria, não fossem outros valores mais altos a levantarem-se. O mais grave é que não é por acaso que isto acontece. Cada um de nós anda cansado. De si, dos outros, do próprio país. Como é que não andará cansado duma Europa que cada vez se afasta mais do portuga, agora que os fundos, mal aproveitados, deixaram de aparecer?”.

A verdade é que, com ou sem fundos, no meio de uma crise profunda, as eleições confundem-se e confundem-nos. Tem razão a Helena, claro que sim, mas é inevitável esse olhar que acaba por morrer na praia aqui do rectângulo... Até ao dia do voto, pode ser que ainda o país e os candidatos acordem para o que está em causa na eleição – mas se tal não suceder, como ela diz no blog, “Tudo o resto é, infelizmente, paisagem”. Ou melhor, será paisagem no dia seguinte ao dia do voto.

 

publicado por PRD às 01:34
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds