Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Blog da Semana: Nuno Artur Silva

O que se vê quando se entra no blog é um computador portátil aberto… Desenhado à mão. Como se fosse realmente um bloco de notas – porém, um bloco dos tempos modernos… Não há cabeçalho nem nome.

Depois, no ecrã daquele computador desenhado à mão, estão as diversas áreas do blog. Porque, afinal, apesar de não parecer, é um blog. Ou será um site? Ou será um bocadinho de cada um?

A essa pergunta o autor responde: “Este sítio é um bloco de notas”. Assim nasceu, esta semana, o blog de Nuno Artur Silva, a alma e o espírito das Produções Fictícias e, de alguma forma, do humor que se faz em Portugal. Para explicar melhor o blog, escreve ele: “Os esboços e as anotações à margem dos projectos e dos trabalhos já feitos, o registo do work in progress, das obras em curso. Por aqui encontrarão os temas que me interessam e inspiram: as pessoas e as suas relações; as cidades; as ideias e as histórias; o que está a mudar e o que permanece; o tempo e as suas passagens. Um bloco de notas aberto a todos os amigos, ou simplesmente para quem tenha curiosidade por aquilo que eu tenho feito ou vou fazendo”.

E é muito: ainda que Nuno resista à ideia de escrever uma autobiografia e cite “a piada corrente: só se for uma autobiografia não autorizada”, na verdade a sua longa carreira como argumentista, criativo, criador, em todas as frentes da comunicação, da escrita à televisão, passando pela rádio, pelo teatro, pelo cinema, bom, todo este percurso explicado é, pelo menos, complexo: “Não é fácil explicar o que eu faço. Autor? argumentista? produtor? empresário? Ultimamente digo empresário porque é mais simples. E curiosamente mais respeitável. Pensando bem, aquilo que tenho de começar a dizer é que sou artista de variedades. Não só porque me parece verdade mas porque pode causar divertidos equívocos, não negligenciáveis para uso ficcional. (…) Fui actor de grupo alternativo (!), vagamente intelectual, literato, professor, humorista, fundei uma empresa/agência de autores, etc. Tudo isto não adianta porque, desde que apareço na televisão, sou simplesmente conhecido como “aquele gajo do Eixo ou lá o que é”.”

Pois, a televisão, que Nuno bem conhece, acaba por asfixiar tudo o resto. Quem o conhece e sabe o que fez e faz, sabe que Nuno Artur Silva é muito mais do que o tipo que aparece na SIC Noticias, no programa Eixo do Mal.

Dito isto, o blog promete. Promete mais de Nuno Artur Silva e do seu talento, mas à cabeça garante um design poderoso e criativo, assinado por Maria João Freitas e Marco Dias, e um conceito inteligente e novo que acaba por fazer justiça ao seu autor. Está em nunoartursilva.blogs.sapo.pt é a minha escolha desta semana.

 

publicado por PRD às 00:21
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds