Quinta-feira, 14 de Maio de 2009

Entra a comédia e a tragédia

O mundo anda sem piada, sem graça, as noticias são todas cinzentas, ou negras, ou pelo menos em tons carregados, e abro a Janela Indiscreta e confesso que às vezes me falta o ar. Nesses momentos, recorro aos blogues onde há humor, onde mesmo as mais negras noticias acabam pintadas por uma piada, um sorriso, um momento de ironia. Eis o caminho por onde vou hoje, começando pelo incontornável Rodrigo Moita de Deus no 31 da Armada: “Vejo na SIC que uma escola do Pinhal Novo proibiu os decotes e as saias curtas. Diz que às vezes os docentes até faziam queixa das alunas. Diz também que a Associação de Pais "aplaude a decisão". Coisa curiosa e significativa. A escola proíbe, os pais aplaudem. Sendo que os pais é que deviam proibir as meninas de sairem de casa naquelas figuras”.

Humor com sentido e propriedade, sem dúvida – em Portugal espera-se tudo do Estado, até que eduque e já agora vista as crianças. Mudemos de assunto, mas matenhamos o sorriso, foi noticia ontem: BCP emagrece 15% em dois dias. Comentário no Blog dos Marretas: “QUER PERDER PESO? PERGUNTE-ME COMO”.

Daqui salto para o campeão dos trocadilhos, o Arcebispo de Cantuária, que também palpita sobre a crise: “Dizem que a evolução da economia depende dos indicadores. Como as coisas estão, eu diria que já nem dos mindinhos”...

O mesmo arcebispo fez trocadilho também com o caso das pressões e do Freport: “Última hora, escreve ele – “Lopes da Mota despromovido a Lopes da bicicleta”.

Já falámos da moralidade reinante no Pinhal Novo, do estado da economia e da campanha negra que cada vez é mais cinzenta. Falemos então da gripo A. Rui Zink no seu site – “O Buda está hesitante: No seu iminente regresso à Pátria, o que levar de presente aos compatriotas: a Modernidade ou o vírus H1N1?”

E por fim, a novela do Bloco Central, que vista pelos olhos de Luciano Amaral, no gato de Cheshire, se transforma numa verdadeira comédia. Vejamos:

“Uma vitória do PSD parece agora impossível. Trata-se então de saber como vai o PS governar. Sozinho, com maioria absoluta, será a continuação do que existe. Não tem sido grande coisa, mas verdade se diga que é estável. Sozinho, com maioria relativa, será sempre um equilíbrio instável, correndo-se sérios riscos de não chegar ao fim. Coligado com o Bloco de Esquerda, será também instável: o Bloco hesitará sempre entre a responsabilidade do poder e o protesto (...). Coligado com o CDS, será também receita para a instabilidade (...). Coligado com o PCP será impossível, porque o PCP nunca aceitará, pois sabe que seria o seu fim. Resta o Bloco Central. É horrível? É. Mas, socorrendo-me de Lemony Snicket, nesta série de desgraças nem sequer fica muito mal. Na verdade, até talvez seja a melhor maneira de neutralizar o maior factor de instabilidade no sistema político português: as sedentas clientelas de cada um dos dois grandes partidos. O Bloco Central é a pior solução excepto todas as outras. E cada uma das outras é a pior excepto as restantes”.

Digam-me lá se isto não é uma comédia... Ou a verdadeira tragédia.

publicado por PRD às 00:20
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds