Segunda-feira, 11 de Maio de 2009

O tetra

Se eu quisesse usar o mundo dos blogues para fazer o lead da noticia era simples: ía ao Civilização do Espectáculo e usava o post de Nuno Dias da Silva: “Jesualdo Ferreira, o «mouro», deu mais um tetracampeonato para o palmarés azul e branco”.

Dito isto, o comentário: “Vitória justíssima no campeonato 2008/2009 da equipa mais regular, mérito para o treinador que transformou o pior plantel do Porto (...) numa equipa competitiva, com a habitual raça dos «dragões». (...) Com a arrasadora performance desportiva do FC Porto no consulado Pinto da Costa, apetece questionar, como fez Rui Santos na análise do seu «Tempo Extra», a validade da tradicional designação de «três grandes». Parece que só há mesmo um. Os outros vivem dos rendimentos e dos saudosos e épicos jogos que passam na RTP-Memória”.

Lá está: méritos próprios do Porto, ninguém põe em causa, mas perceber o que se passa com os outros presumíveis grandes, é tema de debate. António Boronha, no blogue com o seu nomes anota:

“O 'Sporting', manifestamente por falta de 'haveres', não foi capaz de constituir um plantel capaz de se bater com os azuis-e-brancos”;
“O 'Benfica', não tanto pela escassez de meios financeiros, basta assistir ao aparente esbanjamento feito, mas mais pela falta de 'saberes' ainda menos se aproximou”.

Triste, claro, o benfiquista José Medeiros Ferreira escreve apenas: “O FC do Porto arrumou hoje a classificação do topo da tabela até ao terceiro lugar. A Iª Liga começa a não ter história. O Benfica entra agora num outro campeonato: o de conseguir vender bem Di Maria, Luisão, Aimar e mesmo Cardozo para ter novos argumentos para enfrentar a próxima época. Será no acto da venda destes jogadores que se fará a prova real do profissionalismo das suas contratações. E venha o Scolari...”.

Uma Sportinguista confessa que festeja – é Laurinda Alves, no seu blog, mas com justificação: “Tenho um filho Portista e, por isso, hoje tenho que partilhar a vitória do FCP. Fica dito: parabéns! Mas é só por amor maternal”.

Já do lado do clube vencedor, Nuno Nunes, no Reflexão Portista, resume o sentimento que vai pelo Dragão: “nesta altura de festa não nos podemos esquecer dos medíocres que nos tentam vencer por todos os meios e que época após época vão somando fracassos, no campo, na secretaria e nas Comissões de Disciplina. Depois de tantos anos ainda não conseguiram compreender que todo o ódio que contra o FC Porto destilam na comunicação social e noutras instituições só nos dá mais força e motivação para continuar a vencer - é o combustível que ajuda a manter acesa a chama do Dragão”.

E fecho a Janela com outro portista, bem humorado, no blog Mar Salgado. Vasco Lobo Xavier assina dois posts curtos e seguidos. Diz o primeiro: !Dragão é campeão. Novidades seguem dentro de momentos.: Diz o segundo: “E em Dezembro teremos Natal, como habitualmente”.

publicado por PRD às 00:18
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds