Sexta-feira, 8 de Maio de 2009

Blog da Semana: Bruxelas

“Nem euroentusiasta nem eurocéptico. Euroinformativo” – assim se reclama o novo blog Bruxelas, justamente dedicado aos assuntos europeus. Num ano com eleições, a ideia de Henrique Burnay não poderia fazer mais sentido. E ele explica-a: “Dois terços da legislação que afecta a actividade das empresas é o resultado da legislação comunitária (directamente aplicável ou transposta). As decisões de Bruxelas não são secretas. Pelo contrário. O “processo legislativo” comunitário – para usar uma expressão que facilita a compreensão, mesmo que não seja rigorosa – é transparente. Labirinticamente transparente. Mas, sabendo onde procurar é possível conhecer as tendências, saber o que vai ser a legislação e, não menos relevante, como é que os portugueses que decidem a “legislação” comunitária se posicionam.
Pense-se o que se pensar sobre a “Europa”, a União Europeia não precisa nem deve ser um segredo ou um mistério. Foi a pensar nisso que nasceu este blog”.

E lá estão, então, comentários, links e noticias sobre o tema. Exemplo 1: “Enquanto os irlandeses não voltam a referendar Lisboa, o Parlamento Europeu, antes de terminar o mandato, elabora sobre o que muda com Lisboa e como é que se vive entre agora e a, putativa, entrada em vigor do Tratado de Lisboa.Independentemente do que se pense sobre o assunto, convém conhecer o que está em causa” – e lá estão os links para os relatórios do Parlamento Europeu que “resumem as principais alterações”. Exemplo 2: um muito útil link lá colocado esta semana com “Mais de 180 ofertas de empregos/estágios em Bruxelas. Para quem procura, mas também para as universidades se lembrarem de preparar os estudantes portugueses para um mercado de trabalho que não acaba em Vilar Formoso”. E com razão.

Além do trabalho próprio de Henrique Burnay, jornalista e consultor em assuntos europeus, e que vive entre Bruxelas, Lisboa e Sabóia, há uma coluna lateral com noticias, as “Últimas sobre a União Europeia”, via Sapo-Noticias. Ou seja, entre blog e jornal online, Bruxelas é seguramente um bom porto de abrigo para quem quer saber mais sobre o que está em causa, por exemplo, no mês que vem, na hora de votar. Informação não falta, toda a documentação que Henrique Burnay reúne está online e disponível, o autor descobre-a, organiza-a e comenta. O Bruxelas fica em http://bruxelas.blogs.sapo.pt/, e é a minha escolha desta semana

 

publicado por PRD às 00:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds