Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

Blog da Semana: Grand Monde

"Nestes últimos cem anos, a história da arte, cujo sentido tem escapado ao entendimento dos especialistas tem sido a história daquilo que pode ser fotografado." – esta frase de André Malraux podia ser o mote do blog que constitui a minha escolha da semana. Foi lá, de resto, que encontrei a frase, e nestes dias que envolvem feriados, e em que muitas vezes ficamos em casa sem saber o que fazer, um blog pode transformar-se numa viagem, ou mesmo em múltiplas viagens. É o caso deste Grand Monde, Grande Mundo, cujo endereço é mesmo http://grandmonde.blogspot.com/.

Trata-se de um profundo e consistente blog de fotografia e sobre fotografia. De fotografia porque a reproduz, e a revela, e a edita na medida em que escolhe autores, exposições, obras, estilos, e há uma clara escolha de imagens e de ideias.

Mas também um blog sobre fotografia – análise, pensamento, uma profunda ligação à História. No editorial do blog diz-se um pouco mais: “Este espaço pretende ser de opinião e entretenimento. “Grand Monde da imagem e da fotografia em Portugal” porque o mundo da imagem e da fotografia é muito grande e com a blogosfera esse mundo está cada vez mais, literalmente, nas nossas mãos. Vou tentar escrever sobre fotografia e imagem. Vou também publicar outras postagens mais dispersas que pelo facto de estarem inseridas noutras temáticas, que não da imagem e da fotografia, nem sempre chegam ao nosso conhecimento. Eu sou a Ângela Camila Castelo-Branco e o Grand Monde é o mundo da imagem e da fotografia”.

E lá está: com a precisão e a dedicação da apaixonada, Ângela trata a fotografia com amor e carinho, e quando percebe que faz sentido explorar um tema em profundiade, não hesita. O blog, graficamente, é de uma extrema simplicidade, o que permite com facilidade passear pelas imagens e pelas histórias que contam.

Na zona final do blog, que é todo construído de cima para baixo, encontram-se links para os mais relavantes espaços mundiais dedicados à fotografias, sejam galerias, museus, centros de imagem, arquivos, até algumas empresas e sites pessoais.

Tudo escolhido por quem evidentemente sabe da matéria. É por isso um espaço precioso para quem gosta de fotografia – isto é, para quem gosta de imagem muita para lá das fotos de fim de semana em família. Para essas, bom, estão aí três dias, é aproveitar...

 
 

publicado por PRD às 17:11
link do post | comentar
1 comentário:
De Mário Negreiros a 10 de Maio de 2009 às 13:40
Queria que soubesse da existência do cartasabertas-portugal.blogspot.com.
Abraço,
Mário Negreiros


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds