Quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Bloco central

É verdade que uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade e a Internet é pasto fácil desta propagação, mas neste caso parece que a blogoesfera não é tão culpada. Porque é verdade, como bem cita Daniel Oliveira no Arrastão, que Manuela Ferreira Leite disse na SIC Noticias: “Eu sentir-me-ia confortável com qualquer solução em que eu acredite, em que eu acredite que a conjugação de esforços e, especialmente, a conjugação de interesses, interesses no sentido do país, são coincidentes”.

Daniel comenta, depois da líder do PSD desmentir e fazer um diz que não disse, que “ao contrário do que muitos pensam, é indispensável, em política, saber usar a língua materna”. Um dos que diz que não disse foi Pacheco Pereira no seu blog Abrupto: “Não é segredo para ninguém que uma das etiquetas que sempre se quis colar a Manuela Ferreira Leite e ao PSD é a do "bloco central", no mesmo exacto sentido pejorativo que o Bloco de Esquerda dá a essa expressão. Diga o que disser, basta a mais pequena possibilidade de se fazer uma "interpretação forçada" e viciada, e lá vai tudo pela interpretação atrás para criar um "caso". A patrulha nos jornais e nos blogues seguirá o rebanho, igualmente a dizer "eu sempre disse que..." Pois disse, só que Manuela Ferreira Leite nunca o disse e tem-no sempre negado com vigor. Mas com ela há sempre uma fábrica de "casos", não há jornalismo”.

E pronto, o mensageiro é culpado, como é do agrado dos polticos, e de Pacheco Pereira em particular. Com o advento dos blogues, há cada vez mais mensageiros. Paulo Morais, no Blasfémias: “Ferreira Leite quer fazer passar a ideia de que viabilizará um Bloco Central, mas dizendo que não o fará OU Ferreira Leite quer fazer passar a ideia de que não viabilizará um Bloco Central, mas dizendo que o fará. Se é a isto que chama Falar Verdade…”

Outro mensageiro da catástrofe, Bernardo Pires de Lima no 31 da Armada: “Não quero ser desagradável, mas acho que foi mau de mais. "Se perder, perdi". "Se ganhar, ganhei". (...) falta de garra. Eu diria mesmo, de vontade. (...) Este filme não é para a Dra. Manuela. Tirem-na deste filme”.

Realmente, o filme não é feliz. No Delito de Opinião, Pedro Correia diz o óbvio: “Manuela Ferreira Leite voltou a meter os pés pelas mãos”. E explica: “É um clássico, desde que a ex-ministra das Finanças ascendeu ao posto supremo do partido: os seus apaniguados tremem cada vez que abre a boca. Confirma-se: a senhora não é fadada para estas lides. O PS só pode agradecer ao PSD. Espero sinceramente que Sócrates não seja ingrato”. E o próprio Pedro Correia, depois de ler Pacheco Pereira, acrescenta com ironia e graça, ajudando-me a fechar o circulo: “Curiosa, cada vez mais curiosa, a simetria entre José Sócrates e José Pacheco Pereira. Um queixa-se da 'campanha negra' contra ele, o outro queixa-se da 'campanha 'contra a líder dele. Desta vez, ao menos, Pacheco dispara contra "os jornalistas" em geral, sem fazer discriminações: a 'conspiração' é global. Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, isto anda tudo ligado. E o Elvis não morreu: foi raptado por marcianos”.

publicado por PRD às 19:10
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds