Terça-feira, 28 de Abril de 2009

O regresso de Salazar

Leio na net: Sem discursos, mas com cerveja, porco assado no espeto e música popular, foram inauguradas no centro histórico da cidade de Santa Comba Dão, as obras de requalificação do largo Salazar. Ora, o tema tem dado pano para toda a polémica, dado que a inauguração da obra foi marcada para o dia 25 de Abril.

Vítor Pimenta, no blog Avenida Central, acha que estivemos perante “um valente golpe de marketing para chamar peregrinos do Estado-Novo à capelinha do Presidente do Conselho. O Bloco de Esquerda, sem querer, só caiu na esparrela de lhe dar cobertura ao correr para censurar (...) a iniciativa. Devia ter tratado a coisa com mais sentido de humor”...

Ora, humor é ainda palavra difícil quando se fala de Salazar, ou quando se fala de quem mexeu com o país, como sucedeu com Otelo Saraiva de Carvalho. João Gomes de Almeida no Risco Continuo concorda com João Pereira Coutinho que escreveu que, sendo Salazar filho de Santa Comba, "a terra que se entenda com ele", e remata: “Não vamos apagar nem branquear a história - há coisas mais importantes para pensarmos do que a promoção a coronel do Otelo e o largo Salazar”. Já Emídio Fernando no blog Correio Preto chama-lhe mesmo uma “ironia da História”: “Na mesma altura que um grupelho de gente pretende homenagear um ditador, (...) Otelo Saraiva de Carvalho é promovido a coronel”.

Daniel Melo, no Peão, indigna-se com o facto de “uma praça atada ao nome dum dos ditadores mais lapa de sempre” possa ser “objecto de festividades no dia dedicado à Liberdade em Portugal”: “Parece um fado geográfico. E histórico: (o autarca de Santa Comba) diz agora que o cromo «faz parte da história»: nesse caso, revolucione-se a toponímia, há mais tiranos na caderneta. No fundo, no fundo, está tudo na imaginação dos homens. Ou melhor, na falta dela”. Na mesma linha segue Rui Pedro Nascimento, no Loja das Ideias, que até sugeriu uma ligeiríssima mudança: “talvez fosse mais lógico inaugurarem a dita praça no dia 24, fazendo um minuto de silêncio às 22h55m e começando o luto às 00:20m de dia 25”.

“Passámos da pura e simples manifestação de um saudosismo salazarista para o campo da provocação”, escreve José Carlos Guinote no Pedra do homem: “O autarca - do PSD registe-se - mostra de forma clara quais são as suas preferências. Em boa verdade esta coisa de ser eleito pelo povo não lhe agrada muito, o que ele preferia mesmo era ser nomeado pelo senhor Presidente do Concelho”.

Caminhamos para o dia do trabalhador e vamos deixando Abril para trás. Fechemos então com mais uma nota de ironia, que encontro no blog Brutális: “Não haja dúvidas que o ilustre autarca da mais ilustre terra que nos deu o mais ilustre governante que tivemos até hoje tem todo o direito de escolher o nome que bem entender para a praça (...). Claro que se eu fosse autarca e tivesse um aterro sanitário sem nome, uma das primeiras escolhas cairia sobre um dos ilustres supracitados, tanto o autarca como o senhor presidente do conselho...”

 

publicado por PRD às 00:09
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds