Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

Blog da Semana: “Quero andar a pé! Posso?”

“Quero andar a pé! Posso?”

A pergunta, gritada, exclamada, indignada, encontra-se no endereço passeiolivre.blogspot.com.

Do que se trata? Pois bem, trata-se de uma iniciativa de um grupo anónimo de cidadãos que, farto de ver o império automóvel tomar conta dos passeios, afinal dos espaços dos peões, decidiu agir. Criou um autocolante amarelo, bastante visível, que diz assim:

“Não pense só no seu umbigo. Respeite os peões ao estacionar”. E apela ao civismo dos condutores. O cartaz, é de um cartaz que se trata, está no blog – e quem quiser copia, imprime, e o blog sugere que cole no vidro dos carros que encontra mal-estacionados. A coisa é bem pensada e melhor feita: há regras para a colagem, onde se diz que “O autocolante só deve ser usado quando um veículo está estacionado no passeio, num local onde o estacionamento no passeio não esteja explicitamente autorizado pela sinalização, numa passadeira de peões, ou num local de passagem de peões”,

“deve ser colocado no vidro lateral do veículo (...), nunca no frontal, porque os restos do autocolante podem dificultar a visão do condutor, se o autocolante não for devidamente retirado”. E vai por aí fora com outras recomendações e conselhos.

O blog, lá está: o blog é o repositório de desabafos e contribuições de quem viu carros mal estacionados e fotografou, de quem andou a colar os autocolantes, de quem quer ser solidário com a ideia.

E a ideia tem esse efeito: chegarmos ao nosso carro e termos um papel amarelo colado no vidro e gritar “não pense só no seu umbigo”, bom, pelo menos envergonha...

O próprio blog esclarece que “pretende, através da utilização do autocolante já conhecido, clamar pela consciência cívica dos condutores e pela actuação das autoridades competentes na defesa de direitos reconhecidos na lei, não pretendendo de forma alguma apelar a qualquer tipo de dano nos veículos infractores”. Eu repito a morada para quem quiser imprimir o papel amarelo: passeiolivre.blogspot.com/

É a minha escolha da semana, com a respectiva declaração de intenções que por lá encontro:

“Os peões nas nossas cidades têm visto o seu diminuto espaço constantemente usurpado por veículos estacionados ilegalmente. Passeios totalmente ocupados, passadeiras bloqueadas e logradouros totalmente rodeados de carros estacionados impedem a passagem dos peões. Até carros a circular nos passeios são situações relativamente banais. Perante o laxismo dos cidadãos e a ineficácia conivente das autoridades, tentaremos alertar para cidades que envergonham”.

E lá está: “Quero andar a pé! Posso?”

publicado por PRD às 00:07
link do post | comentar
1 comentário:
De C. Medina Ribeiro a 18 de Maio de 2009 às 13:16
As autoridades só se preocuparão com o problema se virem que podem perder votos com a sua passividade.

Repare-se como António Costa, na última «Quadratura do Círculo», se apressou a dizer que a culpa da não-repressão em Lisboa se deve ao MAI , que não lhe dá os 150 polícias que ele quer!

Pois eu tenho, em arquivo, inúmeras fotos dos seus funcionários da EMEL e da P. Municipal a passarem por casos escandalosos a "assobiarem para o ar"!

P. ex.: eu ofereço até almoços de lagosta no Gambrinus a quem fotografar um carro a ser rebocado de cima do passeio da esquina da Av. de Roma com a R. Frei Amador Arrais, em Lisboa.
Apesar de o prémio já ter mais de 1 ano e estar bem divulgado, nunca ninguém o reclamou.

Ver em:
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

As autoridades só se preocuparão com o problema se virem que podem perder votos com a sua passividade. <BR><BR>Repare-se como António Costa, na última «Quadratura do Círculo», se apressou a dizer que a culpa da não-repressão em Lisboa se deve ao MAI , que não lhe dá os 150 polícias que ele quer! <BR><BR>Pois eu tenho, em arquivo, inúmeras fotos dos seus funcionários da EMEL e da P. Municipal a passarem por casos escandalosos a "assobiarem para o ar"! <BR><BR>P. ex.: eu ofereço até almoços de lagosta no Gambrinus a quem fotografar um carro a ser rebocado de cima do passeio da esquina da Av. de Roma com a R. Frei Amador Arrais, em Lisboa. <BR>Apesar de o prémio já ter mais de 1 ano e estar bem divulgado, nunca ninguém o reclamou. <BR><BR>Ver em: <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ sorumbatico-longos.blogspot.com /2008/11 prmios-antnio-costa.html <BR><BR>


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds