Terça-feira, 21 de Abril de 2009

De viagem até Bruxelas

Foram 18, no total, todos eles bloggers, nem todos muito conhecidos, que aceitaram o convite do eurodeputado social-democrata Carlos Coelho para conhecer o Parlamento Europeu. Ou seja, entendeu o PSD que os autores de blogues deveriam ser tratados como os jornalistas, que são frequentemente convidados para este tipo de programas. Parece-me um excelente principio e lá foram até Bruxelas nomes como André Abrantes AmaralAna Margarida CraveiroIsabel GoulãoJoão GonçalvesJoão VillalobosLeonel Vicente  e João Távora, entre outros.

Tive a curiosidade de ver como cada um fez face a este convite, como o descreveu, como sobre ele escreveu quando escreveu.

E confesso que terminei esse trabalho com um sorriso irónico: na verdade, é muito fácil estar num blog a dar palpites, opiniões, ideias, a criticar os jornais e as televisões. Mas no fundo somos todos mais iguais do que parecemos, e acabamos a cometer muitas vezes os erros que criticámos.

Rua Castro, no blog da direita da Sábado, fala do “extraordinário programa preparado para nós em Bruxelas” mas prefere seguir o instinto do estômago e conta o “aliciante roteiro gastronómico da viagem”. Se isto fosse publicado num jornal, ai Jesus que estava tudo comprado pelos pecados da gula... Aliás, ele próprio diz: “parte do sucesso da viagem passou também pelo estômago”. Leonel Vicente, no blog Memória Virtual, leva a coisa mais a sério e relata os encontros todos que a delegação teve. Confesso que os relatos são um pouco entediantes, por isso poupo essas passagens. Do blog Blasfémias foi Gabriel Silva, que de alguma forma resumiu a intenção da excursão: “os deputados europeus estão preocupados com a fraca imagem, senão mesmo irrelevância, que o Parlamento Europeu tem junto do eleitorado”. Carlos Coelho, o anfitrião, falou de «deficite de informação». Gabriel responde: “creio bem que em política nunca existe tal deficite. Não é por o próprio orgão entender ser tão relevante que o mesmo se terá, a bem ou a mal, de tornar relevante também para os cidadãos”.

Num dos textos sobre a viagem, no Corta-fitas, João Villalobos duvida das intenções da coisa: “duvido que consiga conduzir alguém a uma urna, excepto aquando da cremação de algum parente”. E Carla Hilário Quevedo, a bomba Inteligente, reduz os três dias a um “Adorei, adorei, adorei”. Já a Miss Pearls, Isabel Goulão, junta-se a Pedro Lomba nesta observação: "(...) A primeira oportunidade de uns minutos à porta fechada com a eurocracia. Sempre achei que só há uma maneira de desmistificar o poder: passar algum tempo com ele. Os políticos são iguaizinhos a nós. Os políticos, em rigor, não existem. Existe o sr. João e o sr. Avelino. Políticos esforçados e relapsos, aconselháveis e desaconselháveis. Não os julguem em grupo mas sim um a um”.

Se calhar devia dizer o mesmo dos bloggers – mas na verdade, leio os relatos da viagem dos 18 e só consigo esboçar um vago sorriso. Ou como diz o outro: “falam, falam, mas eu não os vejo a fazer nada...”

publicado por PRD às 00:04
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds