Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

Modas... e um gato

Com o passar do tempo – já lá vai ano e meio de atenta observação da blogoesfera – noto que há claramente diversas classes de bloggers no activo: os principiantes, os amadores, os profissionais, os esforçados, os veteranos.
Noto esta ideia de veterano, por exemplo, quando leio um post de Rui Cerdeira Branco no blog Adufe em que o autor já recorda os tempos em que a blogoesfera era de poucos e bons e solidários. Escreve ele, sob o título "Leopardos, chacais e marranos":
“Se os tempos fossem outros viria aqui, fazendo eco do post do Leonel Vicente, anunciar a novidade: o Pedro Mexia e o Pedro Lomba atiram-se à política a quatro mãos formando um Gattopardo, mas os tempos são estes e hoje linkar não está a dar.”
Não tarda lerei algures a clássica frase “isto já não é como era dantes”. Na verdade, por causa do post do Adufe lá fui conhecer o novo blog de Pedro Lomba e Pedro Mexia, o Gatto Pardo, cujo estatuto editorial é claro:
“Gattopardo é um blogue sobre política. Não representa ninguém nem presta contas. Não tem as quotas em dia nem pretende. Estuda com fé e realiza com dúvida. Usa consoante dobrada porque é italiano. É tão depressa leopardo como gato pardo. Não confunde um Churchill com um charuto. Não está de acordo com quem concorda connosco.”
O blog promete, claro. Logo ao primeiro take, explica ao novo líder do PSD algo em que ele obviamente não pensara:
“Não precisamos de uma nova Constituição porque esta é a Constituição saída do 25 de Abril. Há quem compreensivelmente não goste disso, quem preferisse desligar o documento da data, quem ache que a democracia podia ter vindo de outra maneira. História virtual é história virtual. A democracia aconteceu com o processo iniciado a 25 de Abril de 1974 e depois concretizado na eleição de uma assembleia constituinte, a aprovação de uma constituição e a realização de eleições legislativas e presidenciais”.
Estarei atento ao Gato Pardo. Mas em dia de novidades, anoto aqui mais uma: já não é só no mundo político que a blogoesfera faz concorrência aos meios de comunicação clássicos na cobertura de eventos. Depois dos Congressos dos Partidos, a moda alastra. E bem. A ultima edição da Moda Lisboa, que se chama Estoril mas ocorreu em Cascais, foi acompanhada dia a dia, com charme e estilo e bom humor, pelo blog Corta-Fitas, através do olhar apurado de Miss Pearls. Queixou-se do calor, recebeu porta-chaves e jornais e revistas, viu bons e maus desfiles, entrevistou estilistas, viu tudo. E contou. Melhor do que a generalidade dos jornais que li. Sem fretes nem enefeites.
Com estas 3 notas faço o dia – entre a moda literal, a moda dos blogues e um blog que vai ser moda à nascença...
publicado por PRD às 00:06
link do post | comentar
1 comentário:
De pama a 17 de Outubro de 2007 às 05:14
Caros amigos,
Terão toda a razão em discutir motivos.Sou uma mísera professora, como tal limito-me a dizer que a boa educação pressupõe dizer-se as coisas claramente.
Não pertenço a qualquer "catalogação" de bloggers, mas já fui maltratada pelo senhor PRD que hoje defende a opinião de uma tal miss pearls ( não sei bem porquê), mas devia ter tido algumas atitudes de boa educação.
Vamos ver se conseguirá.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds