Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

Rangel na Europa

Falemos do Parlamento Europeu. Já irei à escolha de Paulo Rangel para cabeça de lista do PSD, porque a verdade é que, enquanto em Lisboa se anunciava tal facto, justamente em Bruxelas passava-se algo inusitado: o deputado europeu Carlos Coelho decidiu convidar 18 bloggers para visitar o Parlamento Europeu. De André Abrantes Amaral a João Gonçalves, passando por Carla Hilário Quevedo e Leonel Vicente, andam todos em Bruxelas “Com uma agenda bem carregada”, segundo conta João Távora, que acha este convite um “reflexo da preocupação do eurodeputado social-democrata com o crescente divórcio entre os cidadãos e o governo da Europa (...) e o reconhecimento da influência dos blogues na opinião pública”.

Pois muito bem: logo ali ao lado, no Corta-Fitas, João Villalobos nem hesita e escreve: “Aqui em Bruxelas nenhum dos deputados do PSD parece ter vontade de falar sobre a escolha de Paulo Rangel, pelo menos por enquanto. O que me vale é que eu também não”.

Ao mesmo tempo em Lisboa, Carlos Guimarães Pinto no insurgente palpita assim: Paulo Rangel mais Vital Moreira igual a “70% de abstenção”. Por aí vamos então nas reacções ao nome apontado pelo PSD: André Azevedo Alves acha “uma boa escolha”, Carlos Nunes Lopes, do 31 da Armada, vê em Paulo Rangel “um candidato capaz de vencer as Eleições Europeias. Manuela Ferreira Leite, diz ele, fez aquilo que os portugueses esperam do maior partido da oposição: que apresente candidatos capazes de vencer eleições, apresente alternativas e que tenha capacidade de regeneração”. Coutinho Ribeiro, no Delito de Opinião, discorda: “acho que Marques Mendes teria sido uma escolha mais acertada. Teria mais impacto e seria mais abrangente. Paulo Rangel é uma escolha que afunila”. Carlos Abreu Amorim julga estarmos perante “um notável upgrade intelectual em relação ao ‘Mr. Chance do cavaquismo’, Deus Pinheiro, cabeça de lista em 2004”. E diz mais: “É uma escolha da líder que constitui uma vitória contra o ninho de víboras que a ajudou a eleger e, agora, cinicamente, a está a encurralar em direcção a uma derrota tremenda nas Legislativas”.

À esquerda, Daniel Oliveira parece desiludido no Arrastão: “Depois de meses de tabú e de repetidas promessas de que o candidato às europeias seria muito forte”, foi apenas “mais uma vez, um dos poucos aliados internos de Manuela Ferreira Leite”. Um social-democrata da facção Passos Coelho podia juntar-se ao Bloco de Esquerda. Falo de Pedro Marques Lopes no blog União de Facto: “Com a escolha de Paulo Rangel, a Dra Ferreira Leite demonstra uma incapacidade total de abrir os horizontes do PSD. Apesar das suas qualidades, Rangel não cumpre dois requisitos básicos para uma campanha de sucesso que permitisse uma vitória nas Europeias: não motiva os militantes do PSD e não ganha um voto fora do espaço do partido. Mais uma oportunidade desperdiçada”.

Ou seja, e por aqui me fico: até podia parecer uma escolha unânime, mas já se vê que nem dentro do PSD todos estão de acordo...

publicado por PRD às 23:53
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds