Segunda-feira, 13 de Abril de 2009

Loucuras

“Estará tudo doido?” - a pergunta, que leio no blog Lisboa SOS, inspira o dia. Comecemos por esse mesmo blog. Escreve-se ali: “Quatro partidos afixaram propaganda no Marquês de Pombal. O vereador (Sá Fernandes) quer tirá-los. Muito bem, achamos bem. O IGESPAR também acha bem. Diz que é uma «zona sensível da cidade», que o Marquês tem «características específicas». Muito bem. Mas, espera lá... Onde estavam o Zé e o IGESPAR quando a TMN colocou umas bolas gigantescas no Marquês de Pombal? Quando a Avenida da Liberdade foi fechada para fazer uma demonstração de Fórmula Um? Quando a Praça das Flores foi fechada para publicidade a uma marca automóvel? Quando o Terreiro do Paço foi invadido por bolas gigantescas da TMN? (...) Desculpem, mas aí já não havia «zonas sensíveis da cidade»? (...) José Sá Fernandes é a ÚLTIMA PESSOA com moralidade para vir agora proibir cartazes no Marquês de Pombal”.

Pois é, anda tudo meio doido. Apesar da Páscoa, o mundo dos blogues andou animado por causa de uma notícia do Expresso onde se conta que a jornalista Fernanda Câncio, presumível namorada de José Sócrates, tem vindo a publicar muitos textos em que defende o primeiro-ministro. Textos de opinião, entenda-se. Ora, aparentemente isto não seria noticia, mas nos blogues foi e é mora para o debate: pode ou não Câncio escrever o que bem entende, há aqui conflito de interesses ou não.

Parece óbvio que a jornalista tem razão – a opinião é livre e não depende das nossas relações pessoais. Mas lá está, como anda tudo meio doido há quem não aceite tal facto. Escreve então João Miranda no Blasfémias: “A tese mais interessante é a dos que defendem que a opinião, por ser opinião, não está sujeita a critérios éticos e, consequentemente, não gera conflitos de interesses. Faz sentido. Ricardo Costa já está preparar um artigo com o título “Lisboa: a arte de bem governar”. (...) E Judite de Sousa está a preparar um editorial para a RTP sobre a “excelente governação” da Câmara Municipal de Sintra”.

Com argumentos destes, digam-me lá se não anda por aí muito juízo fora dos eixos. Encontro mais loucuras, como a que Ana Margarida Craveiro escreve no Delito de Opinião sobre o PS. Pois bem: no partido que aguenta Manuel Alegre e as suas divergências, que tem a JS que tem, e que até vê Vital Moreira contra Sócrates sobre a escolha de Durão Barroso, a blogger acha que “O PS é hoje um imenso rebanho atrás de um líder de palha, calando aquilo que vê de errado, concordando no desespero do poder com prazo de validade”...

Loucura por loucura, fecho com aquela história sobre o vestuário recomendado às funcionárias de uma Loja do Cidadão do Algarve. Parece que o tal Manuel Alegre veio ontem dizer que tais regras têm “cariz fascizante, totalitário e contra a liberdade individual”. Tomás Vasques tem razão na recomendação que faz ao poeta socialista: “Cá por mim, que não sou de intrigas, aconselho Manuel Alegre a fardar-se de candidato à presidência da República”. Ou voltando ao começo: estará tudo doido?

publicado por PRD às 23:50
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds