Quarta-feira, 8 de Abril de 2009

"Somos o que for a nossa memória"

Algumas descobertas, ou noticias, ou ambas as coisas, vinda do mundo dos blogues. Comecemos por um momento feliz, ou pelo menos bem concretizado, o que encontro no blog Geração Rasca assinado por Nancy B.. Fala de desemprego, mas fala de forma original. Assim:

“O adulto (ou jovem) desempregado surge no centro de emprego e é-lhe diagnosticada uma doença conjuntural, aparentemente passageira, motivada ora por herança genética, ora por negligência pessoal, ora por conjuntura social, ora por acasos diversos (...).
Face à doença conjuntural, com um certo perfil estrutural, o profissional do centro de emprego receita-lhe uma terapia milagrosa - cursos de reconversão profissional ou outra actividade de política pública de combate ao desemprego – uma espécie de receita que combate todas as doenças. O adulto aprende a auto-medicar-se e passa a utilizar tal comprimido para todas as doenças, enfim aquela mezinha é afinal miraculosa.
Paradoxos:
As políticas de combate ao desemprego não serão antes uma terapia de auto-medicação, sempre que o desenvolvimento científico e tecnológico (...) exclua do mercado de trabalho profissionais menos qualificados?
E quando o patamar de exclusão começar a subir a escadaria da estratificação social, continuaremos a demonstrar aquela atitude levemente social, levemente política, levemente privilegiada e levemente indiferente?”

Estas 158 palavras dão que pensar. Um blog pode ajudar a pensar, pode deixar-nos a pensar – como este me deixou – ou pode ser pensamento puro. No blog Pó dos Livros, dedicado justamente aos livros e aos autores e leitores, enontro uma citação de António Tabucchi que me enche as medidas. E aprendo com ele: «Não sou daqueles escritores que acham que a Internet vai constituir um perigo para o livro, e tal. Aquela velha história. Acho que não. O livro é o livro. É um instrumento. Como o martelo, digamos. É evidente que o Black & Decker é mais rápido para fazer um furo mas o martelo não deixou de existir. E a tesoura também não. Nem a bicicleta».

Gosto disto. É por isso que há 3 anos ando por aqui, observando, sublinhando, lendo e interpretando o mundo dos blogues. E é por isso que nesta quarta-feira de semana de Páscoa, que é semana meio-parada, ainda tenho tempo para felicitar mais um blog com assinaturas reconhecidas que chega a este universo. Chama-se “União de Facto”, junta o investigador Bernardo Pires de Lima e o comentador Pedro Marques Lopes e abriu hostilidades há dois dias com este post:
“Numa altura em que cada opinador, profissional ou amador, se encontra em risco de levar com um processo do Eng. Sócrates, eu e o Pedro decidimos abrir mais um blog para debitar faladura. Esta vai ser a nossa casa principal a partir de agora”. Vou estar atento à casa e aos seus autores, ciente de que Marques Lopes tem razão no que escreveu há poucos dias no Sinusite Crónica. Não era sobre blogues, mas podia ser, num futuro qualquer: “A verdade é que nós somos mais, muito mais, que o presente: somos o que for a nossa memória”.

publicado por PRD às 00:38
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds