Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

Blog da Semana: Tuga em Londres

Nestes dias em que Londres é a capital do Mundo, por via da cimeira do G20, achei que seria oportuno escolher para blog da semana mais uma dessas páginas de portugueses que decidem viver fora, investir fora, a partilhar connosco a sua experiência, a sua vivência. Desta vez escolhi justamente o blog de uma portuguesa a viver na Grã-Bretanha. Chama-se Tuga em Londres, a autora é a Filipa. Podem encontrá-la em tugaemlondres.blogs.sapo.pt/

Contou no começo do blog, em 2007: “Estava de férias no Alentejo com os meus pais quando recebo o telefonema que foi mudar radicalmente a minha vida até então”.

O telefonema era para voltar a Londres “para uma segunda entrevista para um programa internacional de licenciados na área de gestão”. Tudo se passou em 2005 e a Filipa continua hoje em Londres: “Trouxe na mala o bacalhau, o chouriço, o salame de chocolate e a música dos Clã e do Pedro Abrunhosa que ouço muito mais desde que estou em Inglaterra do que alguma vez ouvi enquanto vivia em Portugal”. E percebe-se, claro. Mas voltemos à actualidade...

Esta semana, Filipa fala da cimeira do G20 e de como isso abala a vida da cidade e escreve: “já houve uma circular a passar pelo escritório onde trabalho na semana passada a avisar que vai haver segurança redobrada no nosso edifício durante os dias em que decorrerem estas manifestações, (...) pedem-nos para trazer o passaporte ou outra forma de identificação para além do habitual passe de entrada no edifício (...) Chiçaaa! Com isto tudo o pessoal até fica nervoso ao ler o aviso a pensar o que raio poderá acontecer”.

Nada de mais, não aconteceu nada de mais. Noutro post, a Tuga em Londres decide aconselhar os portugueses que pensam ir à capital britânica na Páscoa: “Londres vai ter 4 dias de férias com o feriado de sexta-feira (...). Espera-se uma grande quantidade de turistas na cidade (...) e várias actividades estão a ser planeadas para preencher os feriados dos visitantes e habitantes desta cidade. Agora, com a primavera e com o novo horário de verão, a luz do dia prolonga-se até mais tarde, uma grande vantagem para quem quer aproveitar ao máximo o que esta cidade tem de melhor para oferecer”.

Noutro post, encontro um elogio à noite de comédia Portuguesa em Londres: “um verdadeiro sucesso! O público não parava de chegar e rapidamente a casa ficou cheia pronta para receber umas boas gargalhadas que foram muito bem conseguidas pelos comediantes (...). Acho que falo por todos quando digo que passámos uma noite bem divertida e foi uma óptima situação para conhecer outros Portugueses que também vivem nesta grande cidade”.

E é assim o Tuga em Londres: modesto, humilde, simples, de uma portuguesa em Londres – dá bem a ideia e imagem de como é viver fora de portas sem querer perder a ligação a Portugal. Uma ideia que inspira, é o meu destaque da semana.

 

publicado por PRD às 00:34
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds