Segunda-feira, 30 de Março de 2009

A bola quadrada

O fim-de-semana foi marcado pelo futebol e pela exibição triste da Selecção Nacional. Aproveito para, com esse tema, dar também algumas noticias que vêm do mundo dos blogues.

Por exemplo, chego ao Geração de 60, e leio Pedro Marta Santos: “Em cinco meses, um português (Queiroz) destruiu o que um brasileiro (Scolari) demorou cinco anos a construir. Há muitos antecedentes: Pedro Álvares Cabral foi o primeiro”.

Sorrio, claro, mas depois fico satisfeito com a noticia do próprio blog: à sua lista já extensa de excelentes autores juntam-se agora João Pereira Coutinho e Miguel Esteves Cardoso. Dois pesos pesados que vão obviamente marcar ainda mais um blog obrigatório há já muito tempo.

Ainda neste mundo, noto que a imprensa já percebeu que não vence o imparável movimento, vai daí junta-se a ele. Uma da últimas publicações a chegar à Net foi a revista Sábado, mas quando chegou, marcou pontos: há crónicas em vídeo e em som, mas também há blogues exclusivos da Sábado. São dois, um de esquerda, com Vasco Barreto, José Mário Silva e Ana Leonardo, entre outros – e um de direita, com João Gonçalves, João Miranda, Rui Castro. Foi este último quem escreveu sobre o jogo de Portugal: “Como seria de prever, a selecção empatou com a Suécia e Gil vai mesmo defrontar Nadal. Nas primeiras páginas dos desportivos só dá selecção. É o nosso fado: ao invés de exultarmos com os nossos (poucos) feitos, chafurdamos nos defeitos”.

João Lopes, no blog Sound & Vision, também olhou as primeiras páginas dos desportivos, que ele considera altamente conservadores, e escreveu: “Assistimos (...) à manifestação plena do valor descartável que é atribuído aos ídolos que essa mesma imprensa se esforça por promover. Subitamente, Cristiano Ronaldo, o "melhor do mundo" (...), é reduzido à condição patética de símbolo de todos os males do futebol português. (...) Enfim, não deixa de ser curioso que os protagonistas que, de facto, tomam decisões e gerem os destinos do futebol português — desde os governantes da área desportiva até ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol — estejam sempre ausentes destes funerais de coisa nenhuma...”

João Lopes é também colaborador do Diário de Noticias, que estreou uma nova página na Internet. Mais animada, mais mexida, mas pouco ligada ao mundo dos blogues. Ainda que esteja justamente no DN um dos mais dinâmicos bloggers nacionais, Pedro Correia, que escreveu sobre o jogo, com ironia, claro: “Voltámos à fase das contas (...). Não precisamos de um seleccionador: precisamos antes de um bom contabilista”.

É aliás por causa do Pedro Correia que encontro o blog do jornalista Joaquim Queiroz, com um nome divertido, Essa de Queiroz, essa com dois esses..., e com ele fecho esta volta entre novidades da rede e comentários à Selecção: “Há quatro jogos que temos ambiente de velório (...). Este futebol português está mesmo a necessitar duma vassourada. A começar por S. Bento, por um Secretário de Estado só interessado em sorrisos e nada disponível para chamar toda esta gentinha à razão. Vamos, na verdade, a caminho do regresso à bola quadrada...”.

E com a bola quadrada me fico, que a janela já está em corrente de ar...

 

publicado por PRD às 01:36
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds