Sexta-feira, 27 de Março de 2009

Blog da Semana: Clube das Republicas Mortas

Abriu portas esta semana com um post de 80 caracteres, quase parecia um twitter. E tinha este titulo: “A FIFA de Belém”. E dizia: “Se o PS formar governo com o BE, a FIFA tem de tomar providências”. Assinado por Henrique Raposo, era o pontapé de saída para o novo blog Clube das Republicas Mortas, design elegante e discreto, e Raposo bem acompanhado por Rui Ramos. Juntam-se dois homens da História e da Ciência Politica num blog que obviamente vai ser seguido por quem se interessa por estes temas.

 

colunista do Expresso. Investigador, foi editor da Atlântico, colaborou com o Independente, Público, Diário de Notícias e Nova Cidadania. Licenciado em História.

A chegada em dueto ao mundo dos blogues, esta semana, foi saudado à esquerda e à direita e de alguma forma marca uma tentativa de redinamizar a blogoesfera, que desde a cisão do 5 dias não vê grande animação.

Logo na abertura, um tema para debate: “O Provedor deve ser nomeado pelo Presidente”. Henrique Raposo escreve: “uma ideia que coloquei em cima da mesa há cerca de um mês, numa crónica do "Expresso": o Provedor - a par de outros cargos de fiscalização do poder - deve ser nomeado pelo Presidente da República. Só assim este cargo terá dignidade institucional. (...) Muita gente anda a dizer que este cargo não interessa. Este tipo de comentário revela duas coisas. Primeira: a nossa elite política tem uma cultura política "tropical". Segunda: no actual statu quo, este cargo não interessa, porque os partidos - PS e PSD - fizeram questão de anular o dito cargo. Se a nomeação partir do PR, a conversa muda de figura”.

O novo blog está em clubedasrepublicasmortas.blogs.sapo.pt/. É a minha escolha da semana. E não estou sozinho.

No Delito de Opinião, Ana Margarida Craveiro escreve: “O Henrique Raposo regressa, Rui Ramos passa a blogger regular. As expectativas não podiam ser mais elevadas”. João Gonçalves elogia também o Novo Clube, e parece haver razões para pensar que o debate político vai ganhar fôlego com este Clube das Republicas Mortas. É então o meu destaque, um sinal ao mundo dos blogues para que, num ano eleitoral tão forte, gahe estas dinâmicas próprias para novos espaços e outras ideias...

publicado por PRD às 01:34
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds